Saúde realiza III Mostra de Experiências Exitosas do Sistema Único de Saúde

Redação 10/12/2021 às 13:40
Saúde realiza III Mostra de Experiências Exitosas do Sistema Único de Saúde

Evento estimula a troca de experiências entre os profissionais, buscando melhorar a assistência aos usuários do SUS

Com o objetivo de dar visibilidade às ações de educação permanente em Saúde e Humanização desenvolvidas por profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada nesta sexta-feira (10), no Centro Universitário Tiradentes, em Cruz das Almas, a 3ª Mostra de Experiências Exitosas da Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies) da 1ª Macrorregião de Saúde de Alagoas, a 3ª Mostra de Relatos de Experiências de Práticas Acadêmicas e a 1ª Mostra de Humanização Experiências Exitosas Realizadas no Âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

Mesa de abertura do evento. Foto: Victor Vercant/SMS

A coordenadora geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH), Kelly Viana, destaca a importância da realização desse evento. “Tudo o que promovemos é para os profissionais de saúde, para que eles possam socializar suas experiências cotidianas de trabalho e através dessas trocas eles possam melhorar suas práticas, suas rotinas de trabalho, de modo que o atendimento aos usuários do SUS seja prestado cada vez melhor. Queremos mostrar aqui o SUS que dá certo”, destaca.

Kelly Viana, coordenadora geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH). Foto: Victor Vercant/SMS

A secretária-adjunta de Governança da Saúde de Maceió, Gisele Mascarenhas, participou da mesa de abertura do evento, representando a secretária de Saúde, Célia Fernandes, e ressalta que o ano de 2021 tem sido um desafio. “Nossa maior tarefa é estar perto de quem faz o SUS, é aproximar a gestão das pessoas e aproximar os servidores da população, fazendo com que todos tenham direito à saúde de qualidade. Esse evento faz parte dessa construção, é aproximar a academia do que está acontecendo na ponta do serviço”, afirma.

Secretária-adjunta de Governança da Saúde de Maceió, Gisele Mascarenhas. Foto: Victor Vercant/SMS

Participaram da abertura do evento a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da SMS, Anete Aquino; diretora de Atenção à Saúde, Roberta Borges; a vice-coordenadora do CIES Estadual, Tereza Carvalho; a coordenadora do setor de Humanização de Alagoas, Luzia Maria da Guia. A mostra foi desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH).

Os trabalhos apresentados pelos profissionais durante a manhã foram inseridos dentro de três temáticas – Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPs), Política Nacional de Humanização (PNH) e Práticas Acadêmicas – demonstrando o fortalecimento das políticas ou da formação acadêmica e destacando os avanços dos processos de trabalho e solução de problemas. Participaram da Mostra da SMS os profissionais que atuam na área da saúde nos vários níveis de atenção, estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação, gestores e profissionais dos serviços de saúde que compõem a 1ª Macrorregião de Alagoas.

Engajamento e fortalecimento de vínculos

O primeiro trabalho da manhã foi apresentado pela servidora da Unidade de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), Renata Araújo. Com o título “Conectando: um espaço de conexão entre os servidores”.

Segundo Renata Araújo, o trabalho consiste em uma experiência aplicada entre os servidores da Unidade visando o engajamento e o fortalecimento de vínculos no ambiente de trabalho. “Fazemos encontros semanais com duração de 30 minutos com temáticas definidas e desenvolvidas por facilitadores, utilizando como ferramenta a Roda de Conversa com temáticas como gratidão, expressão de sentimentos, relações interpessoais, entre outros”, explica.

Renata Araújo, servidora da UBS Tereza Barbosa. Foto: Victor Vercant/SMS

“O resultado tem sido muito positivo, pois é visível o engajamento dos servidores e a qualificação do atendimento com menos afastamentos do trabalho em decorrência do adoecimento e fortalecimento dos vínculos, dos espaços de diálogo, em um ambiente de trabalho mais harmonioso, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado aos usuários do SUS”, completa Renata Araújo, servidora da UBS Tereza Barbosa.

Trabalhos apresentados

Os trabalhos apresentados, na modalidade oral e banner, contam com temas como classificação de risco de pacientes; relatos de experiências com grupos de humanização; uso de tecnologias como webinários como estratégia para educação permanente em saúde; ações de educação permanente no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf); estratégias para qualificação da assistência farmacêutica; uso de pintura gestacional como estratégia de humanização, paternidade ativa, entre outros tema que podem ser conferidos aqui.

As experiências apresentadas são de instituições de Maceió e também de outros municípios alagoanos que compõe a 1ª Macrorregião de Saúde de Alagoas.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.