Saúde realiza capacitação para aprimorar controle e diagnóstico precoce da hanseníase

Profissionais do SAD e eMulti são integrados para ampliar identificação de sintomas e fortalecer o cuidado na Atenção Primária

Ascom SMS 19/11/2025 às 15:19
Saúde realiza capacitação para aprimorar controle e diagnóstico precoce da hanseníase
Capacitação integra equipes da Saúde para fortalecer o diagnóstico precoce da hanseníase. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa de Controle da Hanseníase, realizou uma capacitação direcionada aos profissionais da Atenção Primária, envolvendo equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e  da  eMulti. A iniciativa reforça o compromisso da SMS em ampliar a vigilância, o diagnóstico precoce e o cuidado integral às pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

A integração entre as equipes tem como foco a conscientização sobre os sinais e sintomas da hanseníase, especialmente porque esses profissionais atuam diretamente nos domicílios e nas comunidades. Essa proximidade com os usuários permite identificar precocemente possíveis casos e realizar encaminhamentos oportunos, fortalecendo o fluxo de cuidado.

A capacitação foi conduzida pelo médico hansenólogo da SMS, Apolônio Carvalho, que destacou a importância do olhar sensível durante as visitas domiciliares. Segundo ele, observar alterações na pele, dormências e demais sinais é essencial para o processo de diagnóstico e diante de qualquer suspeita, garantir que o paciente seja encaminhado para consulta especializada. “O diagnóstico precoce é fundamental para evitar agravamentos, sequelas físicas permanentes,  incapacidades,  além  de evitar a perpetuação do estigma”, ressaltou.

Durante o encontro, também foi reforçado que, ao entrar nas residências, as equipes têm a oportunidade de ampliar a busca ativa. Muitas vezes, ao atender um paciente acamado, encontram outros moradores que também podem apresentar sinais da doença. Esse contato direto favorece uma abordagem mais abrangente e eficiente na identificação de novos casos.

A ação fortalece a rede de Atenção Primária e reafirma o compromisso da SMS com o cuidado continuado, humanizado e baseado em evidências, priorizando a saúde da população maceioense e o combate à hanseníase em seus diferentes territórios.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.