Saúde realiza ação para público em vulnerabilidade social na Casa de Ranquines
Ação buscou proporcionar prevenção e saúde ao público masculino em vulnerabilidade social
Com o intuito de fortalecer a rede de apoio a pessoas em vulnerabilidade social, a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), promoveu uma ação de saúde nesta terça-feira(18), na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, conhecida como Casa de Ranquines, no Centro da capital.
A iniciativa do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS reuniu uma equipe multiprofissional para assistir pessoas em situação de rua que se encontram temporariamente residindo na Casa de Ranquines. A ação foi alusiva ao Novembro Azul - mês da conscientização e prevenção ao câncer de próstata - e levou serviços de Saúde Básica com possíveis encaminhamentos para atendimento de média complexidade ao público masculino.
Na ocasião, foram realizados testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis(ISTs), aferição de pressão, índice glicêmico, serviços de avaliação nutricional, fisioterapia e ventosaterapia. Além disso, o público residente da Casa de Ranquines contou com atualização vacinal, com diversos imunizantes.
Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Homem da SMS destaca que esse público teve atendimento de qualidade e encaminhamento de acordo com à necessidade deles.
“Se faz necessário realizar essas ações itinerantes para assistir esse público em vulnerabilidade social, pois todo mundo tem direito à saúde e como o acesso para muitos é difícil, nossa iniciativa é diminuir essa distância e cuidar da saúde do homem que é invisibilizado na sociedade", destaca Camila Calaça.
As ações de prevenção já contaram com visitas itinerantes para atender o público masculino do Aterro Sanitário de Maceió e Centros POP(Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), desde o início de novembro.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.