Saúde realiza ação educativa para prevenção de doenças de veiculação hídrica
Período de chuvas é propício para o aumento de casos de leptospirose e outras doenças
A secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta terça-feira (20), uma ação educativa no bairro Bom Parto, parte baixa da capital, com o intuito de mobilizar os moradores sobre os cuidados para prevenir a leptospirose e outras doenças de veiculação hídrica. A iniciativa acontece até a próxima sexta-feira (23).
Em conjunto, as equipes das gerências de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e Vigilância Sanitária de Maceió estão percorrendo o Bom Parto, com atenção especial às ruas São Sebastião, São Francisco, Nova Vila, Rua do Campo e Beco Diazepam, onde há maior exposição a situações de risco para a transmissão de doenças durante o período chuvoso.
A atuação consiste na realização de visitas domiciliares para a inspeção, busca ativa de pacientes sintomáticos, orientações e mapeamento de áreas com sinais de roedores e/ou ninhos. A estimativa é atingir cerca de 1.200 imóveis no decorrer da ação.
Durante as visitas, os agentes de combate às endemias e epidemiologia estão distribuindo hipoclorito aos moradores e passando as orientações sobre a forma adequada de aplicação do produto. Os trabalhos contam com um total de 33 profissionais.
“A ação visa alertar a população a respeito do risco aumentado de contrair doenças de veiculação hídrica nesse período chuvoso, principalmente leptospirose, doenças diarreicas e hepatite A. Nós estamos trabalhando, entrando em cada domicílio, orientando a população, fazendo inspeção e frisando bem os sintomas dessas doenças, então é importante que a população esteja atenta em conhecer os sintomas e buscar ajuda quando necessário”, destacou a técnica da SMS, Claudia Rodarte.
A técnica da Epidemiologia de Doenças Diarreicas Agudas, Janille Botelho, ressaltou a importância da iniciativa. “Passamos orientações para a população ter alguns cuidados em relação às doenças de transmissão hídrica e alimentar. Essas doenças causam problemas gastrointestinais, diarreias, vômitos, mal-estar, dores abdominais e é importante orientar a população para os cuidados básicos de higiene como lavagem de mãos e higienização de alimentos”, explicou.
A equipe também está fazendo a distribuição do hipoclorito (duas unidades por residência) para que a população higienize os alimentos antes de consumir e também no caso de não haver água filtrada ou água potável, seja possível tratá-la com o produto, para evitar contaminação com alguma bactéria, vírus ou algum parasita.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.