Saúde realiza ação de prevenção e conscientização sobre ISTs em Bebedouro e Ouro Preto

Atividades integradas em unidades de saúde visam promoção da prevenção combinada e testagem regular para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Wilson Smtih/Ascom SMS 06/02/2024 às 16:52
Saúde realiza ação de prevenção e conscientização sobre ISTs em Bebedouro e Ouro Preto
Ação de testagem rápida vai oferecer testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Foto: Cortesia

Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover, através da  da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais, ações integradas para promoção da educação sexual e prevenção combinada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bebedouro e no Grupo de Atividade Corporal da Unidade de Saúde da Família (USF) Ouro Preto. 

Na UBS Bebedouro, a atividade terá início a partir das 10h, com a concentração para realizar a segunda edição da Caminhada da Prevenção, mobilizando os usuários e todas as comunidades do entorno da unidade de saúde. Haverá ainda, das 13h às 16h, uma ação de testagem rápida, onde serão oferecidos testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. 

A gerente administrativa da UBS Bebedouro, Tatiane Albuquerque, falou sobre essa ação integrada para a promoção da saúde e a prevenção de ISTs na comunidade. “O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância da prevenção combinada, que envolve o uso correto do preservativo e a realização de testes rápidos para detecção precoce dessas doenças. Uma importante parceria com a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância em Saúde”, relatou a gerente. 

Também nesta quarta-feira,  o Grupo de Atividade Corporal da USF Ouro Preto terá uma edição de atividade voltada para o período carnavalesco, com concentração às 7h30, na quadra de esportes em frente à unidade. Na ação, será oportunizado o encontro para promover atividade educativa com a temática voltada à importância da prevenção combinada e testagem regular com as ISTs. 

Essas ações integradas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) demonstram o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças em Maceió.

Para a Coordenação de ISTs, HIV/Aids e HV do Município, a realização dessas atividades - especialmente num período como o carnaval - somam esforços às estratégias rotineiras de conscientização da população sobre o assunto e às medidas preventivas contra as ISTs, resguardando a saúde dos maceioenses.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.