Saúde realiza ação de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Senac

Ação foi direcionada a profissionais e alunos com orientações sobre HIV, Aids, Hepatites Virais e ofertou 100 testes rápidos

Ana Cecília da Silva - Ascom/SMS 24/02/2022 às 12:46
Saúde realiza ação de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Senac
Testagem rápida para alunos e profissionais no Senac. Victor Vercant/SMS

Profissionais da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió promoveram na manhã desta quinta-feira (24) palestras educativas e testagem rápida para alunos e profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado no bairro do Poço.

Sandra Gomes, psicóloga da Gerência, conduziu as palestras da manhã e alertou sobre as principais formas de transmissão do HIV, sífilis e hepatites B e C, tratamentos disponíveis e principais formas de prevenção. “Sobre o vírus HIV, além da testagem ser uma importante forma de prevenção, pois auxilia no diagnóstico precoce da doença, temos a prevenção combinada, com a Profilaxia Pré Exposição (PrEP) e a profilaxia Pós Exposição (PEP)”, afirma.

Sandra Gomes, psicóloga da Gerência de IST/Aids e Hepatites. Foto: Victor Vercant/SMS
Sandra Gomes, psicóloga da Gerência de IST/Aids e Hepatites. Foto: Victor Vercant/SMS

Sobre a Profilaxia Pré-Exposição, a profissional de saúde explica. “Se o indivíduo teve uma relação sexual desprotegida e se sente inseguro, pode realizar a PrEP no Hospital Escola Hélvio Auto ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde é feito um teste para verificar se o usuário já tem o vírus. Essa profilaxia deve ser feita de 2h até 72h após a exposição. Se o indivíduo não estiver com o vírus, já pode iniciar a administração dos antirretrovirais”, explica Sandra Gomes, psicóloga da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do município.

Já a Profilaxia Pós-Exposição pode ser realizada por qualquer pessoa que deseje se proteger de maneira prévia contra infecção pelo HIV. Ela é indicada para pessoas que têm muitos parceiros sexuais e profissionais do sexo, mas qualquer um que deseje realizar pode se dirigir ao Bloco I do Pam Salgadinho onde é feita uma avaliação médica com exames e consultas com psicólogos, assistentes sociais para avaliar se o indivíduo se encaixa nos critérios, sendo o principal deles não possuir doenças renais. Com a administração diária dos antirretrovirais, ele não se contamina caso tenha contato com sangue infectado.

Durante a palestra, Sandra Gomes falou ainda sobre doenças como a sífilis e as hepatites virais. “A sífilis é uma doença curável, mas pode ser muito silenciosa, por isso é importante estar atento e realizar testagens. O tratamento é feito com Penicilina nas próprias unidades de saúde do município. A hepatite também é silenciosa, mas dá sinais de alerta como fadiga, diarreia, mal-estar, fraqueza e é detectada também por testes e seu tratamento é feito no Bloco I do Pam Salgadinho”.

Na ação desta manhã foram ofertados 100 testes rápidos para HIV/Aids e hepatites B e C. O exame é feito por meio de uma gota de sangue coleta na ponta do dedo e o resultado sai em 20 minutos. O resultado, dando positivo ou negativo, é entregue de forma individual por uma profissional de saúde que faz o aconselhamento desse indivíduo.

Campanha de prevenção no carnaval

Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais destaca que essas campanhas acontecem todo ano, mas que em virtude do carnaval essas ações foram intensificadas.

Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais.  Foto: Victor Vercant/SMS
Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais. Foto: Victor Vercant/SMS

“Estamos alertando a população em geral através dos profissionais que estão nas unidades de saúde e nós da equipe também estamos colaborando nessa abordagem em empresas, escolas, para alertar sobre a importância da prevenção não só no carnaval”, afirma.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.