Saúde realiza 1° Seminário Multidisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista

Debates sobre o tema pretendem proporcionar maior visibilidade e qualificação profissional na Atenção Primária

Nesttor Netto/Ascom SMS 21/08/2025 às 13:35
Saúde realiza 1° Seminário Multidisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista
Seminário aconteceu no auditório da Uninassau. Foto: Ascom SMS

Para dialogar e proporcionar qualificação aos profissionais da Atenção Primária, a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), promoveu nesta quinta-feira(21), o 1° Seminário Multidisciplinar sobre Transtorno do Espectro Autista(TEA). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Uninassau, no Farol, e garantiu uma imersão sobre o tema na categoria infanto juvenil, de modo a atualizar e adequar a prestação de serviços.

A iniciativa foi do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente junto à Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa Com Deficiência(CGASPD), e visa a melhoria no cuidado integral qualificado ao público TEA e seus familiares.

De acordo com  Marglene Oliveira, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente o empenho no diagnóstico é fundamental, para proporcionar acompanhamento contínuo e adequado, já que a Atenção Primária é porta de entrada, logo deve estar qualificada para receber esse público. “É indispensável que as equipes estejam preparadas para ofertar um atendimento humanizado, acolhedor e adequado baseado em práticas interdisciplinares", destaca. 

Já Pamela Mascarenhas, coordenadora da CGASPD, também falou sobre a importância desse encontro. “Se faz necessário essa atuação  multidisciplinar para preparação dos profissionais, a fim de prestar serviço de qualidade e humanizado. Eles devem estar atualizados e saber como lidar e encaminhar", destacou.

Janaina Calheiros, diretora de Atenção Especializada da SMS, esteve no evento  representando o Gabinete da SMS, e  na ocasião reforçou à importância do trabalho conjunto entre setores que fortalecem a multidisciplinaridade e consequentemente enriquece os serviços às pessoas com TEA. Ela também deu seu testemunho como mãe de uma menina autista.  “Esse encontro reforça o compromisso da saúde pública com o tema e eu como mãe de uma menina com TEA fico muito feliz em saber que podemos dar esse suporte para todos que precisam”, enfatizou. 

Durante o evento foi realizada a palestra magna com o tema “Conceitos, classificação e diagnóstico diferencial”, ministrada  pela neuropediatra, Bruna Wanderley, onde foram discutidos histórico e a importância de assertividade e diagnóstico precoce, para os devidos acompanhamentos clínicos multidisciplinares em crianças e adolescentes. 

O encontro também foi marcado por duas mesas redondas que destacaram temas como, a atuação multiprofissional no cuidado à saúde de crianças e adolescentes com TEA, e o trabalho da rede de Atenção à Saúde na assistência desse público.  

Nas mesas redondas foram debatidos o Fluxo Assistencial para Pessoas com Deficiências Intelectuais em Maceió; “Manejo Odontológico em Pacientes com TEA; O papel da eMulti: Percepção e prática da Terapia Ocupacional e “O papel da eMulti: Percepção e prática da Fonoaudiologia e à importância dos Centros de Especializados em Reabilitação(CERs) da rede credenciada do município, para os devidos encaminhado e acompanhamento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.