Saúde prorroga campanhas contra a poliomielite e de multivacinação até 30 de setembro

Medida visa ampliar coberturas vacinais e reduzir risco de aparecimento de doenças erradicadas no país

Cássia Oliveira/Ascom SMS 08/09/2022 às 13:55
Saúde prorroga campanhas contra a poliomielite e de multivacinação até 30 de setembro
Imunizações contra pólio e multivacinação são prorrogadas até 30 de setembro. Foto: Arquivo Ascom SMS

Seguindo a recomendação feita pelo Ministério da Saúde, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou, até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

A medida foi tomada para assegurar a ampliação das coberturas vacinais no Município e aumentar a adesão da população à vacinação, evitando tanto a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil – doença considerada como eliminada no país desde 1994 – quanto o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, até o momento, a cobertura vacinal do público-alvo da campanha contra a poliomielite – crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade – atingiu 20,94%, com pouco mais de 10.800 doses aplicadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

“Quando os índices de cobertura vacinal não são atingidos de forma satisfatória, o risco das doenças aparecerem ou serem reintroduzidas aumenta significativamente. A campanha é uma oportunidade para que todos possam atualizar a situação vacinal e manter a proteção contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, explica Eunice Amorim.

Com exceção da vacina BCG – que é aplicada em 4 unidades referenciadas, devido ao prazo de validade pós abertura do frasco – as vacinas pertencentes ao Calendário Básico de Vacinação da criança e do adolescente estão disponíveis em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta-feira.

Vacinação visa atualizar situação vacinal e aumentar proteção contra doenças. Foto: Ascom SMS
Vacinação visa atualizar situação vacinal e aumentar proteção contra doenças. Foto: Ascom SMS

A atualização vacinal também pode ser feita em três pontos fixos, com horários diferenciados.

Confira os locais

Maceió Shopping (das 9h às 21h, de segunda a sábado)

Pátio Shopping (das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h, no domingo)

Carajás Home Center (das 9h às 16h, de segunda a sábado)

Eunice lembra que o Município trabalha ainda para imunizar, de forma indiscriminada com a vacina VOP (Vacina Oral de Poliomielite), no mínimo 95% das 51.846 crianças de 1 a menores de 5 anos de idade que estejam com o esquema primário completo da vacina VIP (Vacina Inativada da Poliomielite).

Multivacinação

Paralelo à campanha contra a pólio, a Gerência de Imunização da SMS também tem intensificado o apelo aos pais e responsáveis para a atualização das demais imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. A ação é voltada à proteção da saúde de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para receber as vacinas, seguras e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o público-alvo deverá apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. Crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável.

Saúde prorroga campanhas contra a poliomielite e de multivacinação até 30 de setembro
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.