Saúde promove seminário sobre crescimento e desenvolvimento saudável na infância e adolescência

Encontro teve o objetivo de atualizar médicos e enfermeiros das unidade de saúde de Maceió acerca do cuidado integral à criança e ao adolescente

Marília Ferreira/Ascom SMS 29/11/2022 às 13:58
Saúde promove seminário sobre crescimento e desenvolvimento saudável na infância e adolescência
Seminário aborda desenvolvimento saudável infantojuvenil. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na manhã desta terça-feira (29), no auditório da pasta, o 2º Seminário sobre Crescimento e Desenvolvimento na Infância e Adolescência. Organizado pelos Programas de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, o evento foi direcionado aos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde do Município.

O objetivo do seminário foi atualizar os profissionais de saúde acerca do processo de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente em suas diversas fases da vida, com foco no estado nutricional, cognitivo, psicomotor, emocional e social. 

Segundo a enfermeira do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Camila Alves, o seminário é um espaço para reforçar o conhecimento dos profissionais de saúde, para que possam aprimorar o atendimento pediátrico nas unidades de saúde. 

“Essa atualização voltada aos profissionais de saúde traz as referências do Ministério da Saúde, nas quais preconizam a proteção e o fomento ao desenvolvimento integral da criança, e quais aspectos devem ser enfatizados por esses profissionais durante as consultas e nos momentos de educação em saúde, a exemplo das salas de espera que são realizadas dentro das unidades”, afirma. 

Camila Alves é enfermeira do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS. Foto: Victor Vercant/SMS
Camila Alves é enfermeira do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS. Foto: Victor Vercant/SMS

Para a psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, Marcele Apratto, os profissionais de saúde devem ter um olhar diferenciado à saúde da criança e do adolescente e repassar as orientações aos pais e responsáveis, a fim de promover a saúde integral desse público.

“É importante ter um olhar diferenciado à saúde da criança e do adolescente e a proposta do seminário é justamente essa, reforçar o cuidado integral desse público nas unidades de saúde. O intuito é fazer com que cada profissional apliquem o conteúdo desse seminário em seu dia a dia e repassem as informações para os pais e responsáveis que, muitas vezes, não priorizam a saúde dos pequeninos, como, por exemplo, a não vacinação, sendo que a vacina é indispensável para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes”, destaca.  

Psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente da SMS, Marcele Apratto. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente da SMS, Marcele Apratto. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O 2º Seminário sobre Crescimento e Desenvolvimento na Infância e Adolescência contou com a palestra do médico pediatra Cláudio Soriano, que abordou temas como Direitos da Criança e do Adolescente, Taxa de Mortalidade Infantil, Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ao longo da vida e a importância do leite materno para a saúde da criança. 

O encontro também contou com a participação da médica pediatra Dayse Belém, que reforçou as principais características apresentadas no crescimento e desenvolvimento do adolescente, a importância da realização de consultas e exames do adolescente, orientações de cuidados com os adolescentes nas unidades de saúde, sinais e características da puberdade e sexualidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.