Saúde promove seminário sobre combate à violência Infantojuvenil

Seminário faz parte da campanha Maio Laranja

Nesttor Netto/ Ascom SMS 20/05/2025 às 12:50
Saúde promove seminário sobre combate à  violência Infantojuvenil
Capacitação para Atenção Primária. Foto: Cortesia

Em alusão ao Maio Laranja, mês do combate ao abuso e exploração sexual infantil no Brasil, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta segunda-feira (19), um seminário para capacitar os profissionais da Atenção Primária, a fim  de reforçar e qualificar a rede de apoio e cuidados de crianças e adolescentes atendidas no município. O encontro ocorreu no auditório do Cesmac, no Farol.

O seminário denominado "A proteção de crianças e adolescentes em situação de violência na saúde pública” levanta a necessidade de um olhar mais atento no acolhimento desse público nas unidades de saúde. 

A iniciativa do programa Integral de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS pretendeu fortalecer o compromisso com a saúde e segurança do público infantojuvenil.

Durante o evento, foram realizadas palestras e discussões sobre o tema, tais como a identificação de sinais de violência física e psicológica e mudanças de comportamento, que podem ser observadas nas vítimas de abuso. Além disso, o seminário contou com apresentações artísticas de crianças, com o objetivo de reforçar a importância da infância, das oportunidades e de planos para o futuro.

De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, a iniciativa proporciona conscientização, saúde e qualidade na prestação de serviços, para aqueles que atuam na linha de frente, que devem saber lidar com as mais diversas situações no âmbito da saúde e da identificação da violência infantil.

“Nossas crianças e adolescentes são o futuro da sociedade, devemos proteger e cuidar. Nós como profissionais de saúde e, principalmente quem atua na Atenção Primária, devemos nos qualificar para estarmos atentos aos sinais de violência,  seja ela maus tratos psicológicos ou físicos, ou até negligência. Precisamos fortalecer a rede de cuidados através de informação, capacitação e humanização para melhor atender e proteger nossas crianças”, destacou Marglene  Oliveira.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.