Saúde promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

Encontro foi direcionado às mães e pais de crianças atendidas na Apae e contou com orientações sobre saúde mental e troca de experiências entre os participantes

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 15/09/2022 às 10:28
Saúde promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo
Roda de conversa aborda saúde mental. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quarta-feira (14), uma roda de conversa com pais de crianças atendidas na Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais (Apae), localizada no Prado. 

O encontro, promovido pela Gerência de Atenção Psicossocial, contou com a presença de 15 mães e pais, além de sete crianças. A iniciativa teve como objetivo principal de dialogar sobre a prevenção contra o suicídio, e ainda, promover troca de experiências e mobilizar os participantes para que desenvolvam um olhar mais sensível e crítico sobre os sintomas de doenças como depressão e ansiedade.

A psicóloga da SMS, Carla Lamenha, abordou informações sobre as formas de prevenir e combater a depressão e o suicídio.

“É necessário ficarmos atentos aos sintomas anormais de comportamento para que possamos procurar ajuda o quanto antes. Precisamos entender que falar sobre os próprios sentimentos é um grande passo em direção à recuperação da saúde mental”, ressaltou Lamenha.  

Carla Lamenha é psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Carla Lamenha é psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Os participantes aproveitaram a ação para compartilhar suas experiências na roda de conversa. Rosimeire de Farias é mãe de Priscila, que é atendida na Apae. Em conversa com os participantes, a dona de casa relatou que foi vítima de depressão e alcançou melhora na condição de saúde após procurar ajuda de profissionais. 

Rosimeire de Farias, mãe da usuária Priscila, atendida pelo serviço. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
Rosimeire de Farias, mãe da usuária Priscila, atendida pelo serviço. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

“Acho muito importante poder falar sobre nossas experiências porque sei como se sentem as pessoas que passam por algum tipo de sofrimento mental. Quando nós procuramos ajuda, tudo melhora e nossa cura começa ali. Foi assim que aconteceu comigo, quando, há um ano atrás, eu estava sem vontade de viver e decidi procurar ajuda psicológica. Isso mudou a minha vida”, relatou.

Além das informações repassadas pela equipe da SMS, da troca de experiências e relatos de superação, os participantes da roda de conversa foram orientados sobre os locais que prestam serviços de atenção psicossocial do Município, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.