Saúde promove reunião sobre manejo de pacientes expostos à infecções sexualmente transmissíveis

Encontro contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de maternidades para discutir sobre o cuidado com casos de transmissão vertical, de mãe para filho, de HIV, Sífilis e Hepatites

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 14/03/2023 às 11:18
Saúde promove reunião sobre manejo de pacientes expostos à infecções sexualmente transmissíveis
A reunião acontece a cada dois meses. Este foi o primeiro encontro de 2023. Foto: Cortesia

A Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde dessa segunda-feira (13), no auditório da SMS, no Centro, uma reunião do Comitê de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O encontro teve o intuito de atualizar e compartilhar experiências entre os representantes da Saúde que trabalham à frente dos cuidados, monitoramento e tratamento de casos de transmissão vertical, que ocorre da mãe para o bebê.

O Comitê  é formado pela Gerência de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais do Município e possui como membros de participação ativa de maternidades, os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde de Maceió. O encontro dos profissionais acontece a cada dois meses para alinhamentos. 

Durante o encontro foram discutidas temáticas como o manejo de crianças expostas a infecções sexualmente transmissíveis e a importância de incentivar às mães a realizar o pré-natal correto como forma de ter um diagnóstico precoce dessas transmissões.

Além disso, foram reforçadas as normas, protocolos de exames obrigatórios e metodologias de averiguação e monitoramento de crianças, mulheres grávidas e no período puerpério, com finalidade de gerar qualidade na prestação de serviço e preservar a saúde e vida das usuárias.

Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites da SMS, falou sobre a importância da reunião.

“Nosso objetivo é atualizar e regularizar os procedimentos nas maternidades e nos diversos departamentos de saúde voltados para infecções verticais - doenças que são transmitidas de mãe para filho no período gestacional. Ressaltamos, ainda, a importância da realização de exames de HIV, sífilis, hepatites nas gestantes durante o pré-natal e também, antes do parto, e principalmente quando a mulher não teve acompanhamento durante a gravidez”, enfatiza. 

A enfermeira do Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (HU), Thaís Costa, trabalha diretamente com pacientes expostos à infecções sexualmente transmissíveis e ressalta a importância dos encontros. “Nos encontros compartilhamos experiências um com o outro e funciona também como uma rede de apoio entre os profissionais. Com essa rede de apoio fortalecemos as políticas de cuidados e procedimento com esses usuários, propondo sugestões conjuntas de melhoria”, destaca a enfermeira. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.