Saúde promove reunião sobre fluxos de atendimentos a crianças e adolescentes

Iniciativa repassa orientações sobre o encaminhamento para Centros de Especialidades no atendimento infantojuvenil

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 20/04/2023 às 14:25
Saúde promove reunião sobre fluxos de atendimentos a crianças e adolescentes
Reunião contou com apresentação dos programas estratégicos. Foto: Ascom SMS

Para fortalecer os serviços nas diversas áreas da Atenção Básica, o  Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança de Maceió, realizou nesta quinta-feira (20), uma reunião de alinhamento com diretores das Unidades de Saúde. A iniciativa ocorreu no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro da cidade, e contou também com a participação de representantes dos Centros de Especialidades do Pam Salgadinho.

Na ocasião, foi apresentado o funcionamento e as características dos programas estratégicos e sua  importância para a saúde da criança e do adolescente, com o intuito de garantir os fluxos de atendimentos, de modo a viabilizar e potencializar a integralização do trabalho colaborativo entre a Atenção Primária e os demais programas.

A reunião discutiu também sobre acessibilidade dos atendimentos, a fim de existir maior divulgação entre profissionais que atuam nas unidades básicas para o repasse de orientações aos usuários, de modo a divulgar onde e como procurar os serviços de especialidades clínicas.

Carla Costa é do apoio técnico da Atenção Especializada do Pam Salgadinho e ressalta a importância da acessibilidade e orientações  dos serviços ofertados. “Nosso foco é ter um olhar de acessibilidade aos serviços  de alta e média complexidade e precisamos garantir que os usuários da Atenção Básica tenham acesso, sejam exames, ou consultas com especialistas voltados à necessidade de cada um”, enfatiza.

Ela frisa, ainda, o trabalho colaborativo do Centro de Especialidade do Pam Salgadinho, localizado no bloco P, que atende a crianças,

“A nossa contribuição no evento de hoje foi voltado ao compartilhamento de informação para que os profissionais e usuários tenham conhecimento a respeito das especialidades pediátricas que temos, em especial no Bloco P do Salgadinho. Temos nutrólogos, nutricionistas, endócrinos, cirurgiões, alergistas, psicólogos, dermatologistas, entre outros e  devemos esclarecer e reforçar aos usuário como solicitar esses serviços, após os encaminhamentos, atualmente via Whatsapp, pelo Pronto!, com os documentos necessários”, explica Carla Costa.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira, pontua que o encontro serviu para fortalecer e fomentar a importância da intersetorialidade em prol da saúde das crianças e dos adolescentes que são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e precisam de encaminhamentos para especialidades.

"Orientar como e onde procurar os serviços é uma questão de utilidade pública e nossos profissionais devem estar preparados para os devidos esclarecimentos”, destaca a coordenadora.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.