Saúde promove reunião do Comitê de Microplanejamento das Atividades de Vacinação
Criada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de priorizar o resgate das altas coberturas vacinais e a erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis
A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta quarta-feira (26), na Galeria de Artes do Cesmac (Farol), a primeira reunião do Comitê de Microplanejamento para acompanhamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). Criada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de priorizar o resgate das altas coberturas vacinais e a erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis.
O Comitê é institucional e multiprofissional e tem caráter educativo, técnico e mobilizador com a finalidade de cooperar com as políticas públicas para o planejamento e a execução das ações de vacinação em Maceió.
Entre os membros estão diversos setores técnicos da Saúde da capital, como Vigilância em Saúde, Transportes, Atenção Básica, Programa Saúde na Escola e as Secretarias de Educação (Semed), Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SELJ).
De acordo com Jéssica Soares, enfermeira da Coordenação Técnica de Imunização, a criação do Comitê é muito importante para que cada área possa planejar, conjuntamente, as ações de forma efetiva, dando a cada uma sua contribuição e visão, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais. “Com isso, vamos fortalecer e alinhar diretrizes para a melhoria contínua das coberturas vacinais em nosso município", reforçou.
Durante a reunião, também foi apresentada a rede de Atenção de Maceió, como as Unidades de Saúde, os Corujões da Saúde, que facilitam o acesso da população aos imunizantes, o programa Brota na Grota, que leva vacinação porta a porta, além dos agendamentos para vacinação em abrigos, idosos acamados, campanhas em escolas e instituições de saúde.
Além disso, também foi apresentada a série histórica de coberturas vacinais, dando destaque a partir de 2016, e sobretudo no período da pandemia, onde as coberturas começaram a cair, em virtude de movimentos antivacinas e a retomada, agora em 2025, de coberturas mais satisfatórias e adesão da população aos imunizantes.
Ao final do encontro, os participantes realizam uma dinâmica com base na Matriz SWOT, onde são elencadas as forças, oportunidades, fragilidades e ameaças de cada área técnica para que sejam pensadas estratégias para as situações identificadas em cada componente.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.