Saúde promove prevenção ao câncer de mama em mulheres e animais

Atividade contou com palestras educativas sobre o tema e abordou um aspecto pouco discutido: as neoplasias mamárias em animais

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 19/10/2023 às 11:33
Saúde promove prevenção ao câncer de mama em mulheres e animais
Foto: eMulti8 SMS

A Saúde Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na quarta-feira (18), uma ação de prevenção ao câncer de mama em mulheres e animais, junto a usuários da Unidade Básica de Saúde Aliomar Almeida Lins, no Benedito Bentes . A atividade, coordenada pelos profissionais da unidade e pela equipe multiprofissional 8 (eMulti8) da SMS, contou com palestras sobre o tema e atendimento a animais da região.

“É uma iniciativa de extrema relevância, pois além de intensificar as orientações sobre o câncer de mama em mulheres, aproveitamos para falar sobre um tema pouco discutido que são as neoplasias mamárias em animais. Com isso, ampliamos a abordagem e a prevenção dessa doença que tem alcançado tanto mulheres como os pets também”, explicou Kelly Marques Luz, assistente social responsável pela área técnica eMulti da SMS.

Fatores que provocam o surgimento da doença, formas de prevenção e tipos de tratamento foram alguns dos assuntos abordados no dia pelos profissionais da saúde.

“Fizemos um comparativo entre os aspectos que envolvem a doença nos dois públicos, pois existem muitas diferenças que queríamos pontuar. Por exemplo, em mulheres alguns fatores que provocam o aparecimento da enfermidade são a genética, aspectos hormonais, idade, tabagismo, uso de álcool, dentre outros. Já em cadelas e gatas, o fator principal para surgimento de neoplasias mamárias é o hormonal e, por isso, indicamos a castração antes do primeiro cio como principal forma de prevenção da doença”, acrescentou o médico veterinário da eMulti8, Lindomar Machado.

Ao final da ação educativa, participantes contaram com lanche coletivo ofertado pelo Instituto Por Vida, local onde aconteceu a atividade. Como saldo positivo, o momento contou com o atendimento de  25 animais da região para avaliação de sinais e sintomas relacionados a neoplasias mamárias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.