Saúde promove palestra sobre importância do exercício físico no tratamento de doenças

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), no prédio sede da SMS, Centro de Maceió

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 19/10/2022 às 13:24
Saúde promove palestra sobre importância do exercício físico no tratamento de doenças
Servidores e população participaram do seminário. Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (19), uma palestra para discutir sobre os impactos positivos que a prática de exercício físico promove no corpo do ser humano durante o tratamento de doenças. O evento, que está incluso nas ações alusivas ao Mês do Servidor Público,  foi organizado pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor e direcionado aos trabalhadores da SMS e à população em geral.

Ministrando a palestra intitulada “Exercício é Remédio”, o professor e doutor do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jean Toscano, ressaltou que é preciso focar nos exercícios físicos como prática para prevenção de doenças, mas também é necessário falar sobre os benefícios que a prática traz para aqueles que já possuem diagnóstico de alguma enfermidade.

“É bem mais comum conversarmos sobre o impacto dos exercícios dentro de uma perspectiva de prevenção, mas, hoje, viemos aqui para dizer que, muitas vezes, o exercício funciona semelhante a remédios para pessoas acometidas por algum tipo de doença. Uma pessoa em movimento pode chegar a produzir 635 substâncias que atuam positivamente em todo o corpo humano, auxiliando no tratamento de desordens orgânicas de forma geral”, disse o palestrante.

O professor Jean Toscano ministrou a palestra para os presentes. Foto: Ascom SMS
O professor Jean Toscano ministrou a palestra para os presentes. Foto: Ascom SMS

Ainda de acordo com o palestrante, pessoas com doenças frequentes como hipertensão e diabetes podem atenuar as enfermidades de forma decisiva a partir da prática regular de exercícios físicos.

“Já está comprovado que uma pessoa com hipertensão, quando pratica exercício físico regular, pode ter sua pressão fortemente atenuada minutos depois de se exercitar. Já aqueles que lutam contra diabetes, mas são adeptos da prática de exercícios precisam, muitas vezes, até de acompanhamento médico para ajuste de doses medicamentosas, já que o exercício tem o poder de regular os níveis de açúcar no sangue”, enfatizou o professor.

Segundo o coordenador do Sass, André Oliveira, as informações repassadas irão colaborar para que os participantes cultivem hábitos mais saudáveis e atuem com mais disposição e bem-estar nos mais diversos âmbitos da vida.

“Nossa busca permanente é pautada no estímulo e promoção da saúde integral do servidor, pois acreditamos que quando o trabalhador é bem cuidado, o índice de adoecimento diminui e, com isso, ele passa a desfrutar de maior bem-estar, refletindo assim no melhor atendimento daqueles que procuram por assistência nos equipamentos de saúde”, disse.

André Oliveira, coordenador do Sass da SMS. Foto: Ascom SMS
André Oliveira, coordenador do Sass da SMS. Foto: Ascom SMS

Kelly Viana é servidora da Saúde de Maceió e participou do seminário. Para ela, o exercício físico é crucial para quem deseja se manter saudável.

“Sabemos que se exercitar com frequência ajuda a silenciar doenças que acometem tanto o corpo como a mente e acredito que, por esse motivo, todos estamos aqui. Nós que somos da Saúde vivemos em prol do cuidado com o outro, mas precisamos de momentos como esse para aprender mais sobre autocuidado e manutenção do nosso bem mais precioso que é a nossa saúde”, enfatizou a servidora.

Kelly Viana compareceu e aprovou o seminário. Foto: Ascom SMS
Kelly Viana compareceu e aprovou o seminário. Foto: Ascom SMS
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.