Saúde promove oficina para elaboração do Plano de Enfrentamento de Doenças e Agravos Crônicos de Maceió

Atividade contou com a participação de áreas técnicas e equipes gestoras do Município, além de docentes e acadêmicos do Cesmac, Ufal e Unit

Cássia Oliveira - Ascom SMS 04/10/2022 às 14:54
Saúde promove oficina para elaboração do Plano de Enfrentamento de Doenças e Agravos Crônicos de Maceió
Oficina para construção do Elaboração do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis. Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na última sexta-feira (30), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a 1ª Oficina de Elaboração do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis (DACNT). A atividade foi organizada pela Gerência de Atenção às Doenças Crônicas e pela Diretoria de Gestão e Planejamento em Saúde (DGPS), com a colaboração do PET-Saúde Gestão e Assistência do CESMAC.

Para a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes – que participou da oficina, acompanhada pela secretária-adjunta de Gestão de Saúde, Roberta Borges, e pela assessora especial de Gestão da SMS, Giselle Mascarenhas – esse planejamento é de grande importância para o município e demonstra o esforço dos profissionais de Maceió para o enfrentamento das DACNT e o fortalecimento do SUS.

Dra. Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde, destaca trabalho das equipes e parceria com Cesmac. Foto: divulgação
Dra. Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde, destaca trabalho das equipes e parceria com Cesmac. Foto: divulgação

“É com esse comprometimento que a capital alagoana tem alcançado uma evolução significativa no alcance dos indicadores do Programa Previne Brasil, estratégia do Ministério da Saúde que propõe um novo modelo de financiamento da Atenção Primária no SUS. E considero importante destacar também a parceria da SMS com o Centro Universitário Cesmac, desenvolvida em várias práticas assistenciais e acadêmicas, como o Programa PET-Saúde Gestão e Assistência”, ressaltou a Dra. Célia.

Na Oficina, as áreas técnicas se reuniram com os seguintes objetivos: visualizar a série histórica dos indicadores de saúde referentes à mortalidade pelas DACNT x desempenho da diretriz do Plano Municipal de Saúde; apresentar a organização dos serviços assistenciais da Rede de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis; construir um panorama das ações que o SUS em Maceió realiza no tocante as doenças e agravos crônicos não transmissíveis; e discutir as atividades para elaboração do Plano de Ações Estratégicas para enfrentamento das doenças e agravos crônicos não transmissíveis até 2025.

Oficina contou com a participação de profissionais de saúde, docentes e estudantes. Foto: divulgação
Oficina contou com a participação de profissionais de saúde, docentes e estudantes. Foto: divulgação

Para a gerente da Rede de Atenção às Doenças Crônicas da SMS e tutora do PET-Saúde Cesmac, Camila de Moura Sales, o desenvolvimento de ações eficazes para redução dos indicadores de mortalidade prematura por doenças crônicas, bem como ações de prevenção e promoção em saúde são fundamentais para evitar agravos crônicos. Ela ressaltou, também, a importância da integração ensino-serviço-comunidade e a contribuição do PET-Saúde Gestão e Assistência, na organização da oficina.

A coordenadora de Análise de Situação de Saúde da SMS e também coordenadora do projeto PET-Saúde Cesmac, Quitéria Ferreira, destacou que a elaboração do Plano constitui-se num compromisso do SUS Maceió, em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização Mundial de Saúde (OMS), em reduzir a mortalidade por DACNT em dois por cento ao ano.

“Essa também é uma meta prevista no Plano Municipal de Saúde de Maceió 2022-2025, daí a importância de reunir as diversas áreas técnicas e equipes gestoras, que somam sua experiência à contribuição dos preceptores, estudantes e docentes envolvidos no PET-Saúde, na organização e realização da oficina”, frisou Quitéria.

Coordenadora de Análise de Situação de Saúde da SMS, Quitéria Ferreira, diz que Plano visa reduzir mortalidade por DACNT. Foto: divulgação
Coordenadora de Análise de Situação de Saúde da SMS, Quitéria Ferreira, diz que Plano visa reduzir mortalidade por DACNT. Foto: divulgação

A técnica da Coordenação-geral de Planejamento em Saúde, Rejane Melo, deu continuidade à oficina, apresentando os objetivos e a metodologia, bem como a relação entre o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e o processo de elaboração de Plano de Ações Estratégicas para enfrentamento das DACNT.

Para a consolidação do Plano, foram discutidos os indicadores de saúde relativos as doenças crônicas, com base na série histórica dos últimos cinco anos e como a rede de serviços do SUS está organizada para atender as demandas, com destaque para os fluxos assistenciais.

As áreas técnicas da SMS também socializaram as ações que já vêm implementando no enfrentamento as DACNT e as produções técnicas sobre a temática. Foram apresentados ainda os eixos do Plano Nacional de Ações Estratégicas para enfrentamento das Doenças Crônicas, que nortearão os próximos passos para formulação do plano local.

A oficina contou com a participação de profissionais de saúde vinculados às áreas técnicas e equipes gestoras da Secretaria – Gerência de Atenção às Doenças Crônicas, Coordenação de Análise de Situação de Saúde, Gerência de Agravos Transmíssiveis e Não Transmíssiveis, Gerência de Rede Promoção da Saúde, Coordenação Geral de Redes de Atenção à Saúde, Programa de Saúde do Idoso, Programa de Alimentação e Nutrição, e referência do GT de Violência – além de docentes do CESMAC, estudantes do Programa PET-Saúde Gestão e Assistência do CESMAC e do internato de medicina em saúde coletiva do CESMAC, e estagiários do curso de Nutrição da UFAL e Universidade Integrada Tiradentes (UNIT).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.