Saúde promove espaço de escuta e confraternização para grupo de cuidadores de idosos

Ação tem o objetivo de fortalecer parcerias e celebrar atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo grupo de apoio

Nesttor Netto (estagiário) / Ascom SMS 16/12/2022 às 09:43
Saúde promove espaço de escuta e confraternização para grupo de cuidadores de idosos
Foto: Cortesia

Ocorreu na tarde dessa quinta-feira (15), um momento de confraternização com o Grupo de Apoio ao Cuidador de Idosos Maria Lúcia Lins, da Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes. A atividade, que tem o intuito de celebrar e fortalecer a parceria entre a Secretaria de Saúde de Maceió e beneficiários do serviços, contou com dinâmicas, música e acolhimento para esses cuidadores. 

Realizada no salão da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Benedito Bentes, a festividade foi realizada em parceria com o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, profissionais de saúde da Unidade e estudantes de psicologia e farmácia do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde UFAL) e graduandos de psicologia da Faculdade Pitágoras. 

“Esse momento de confraternização foi muito importante para o grupo após dois anos sem reuniões presenciais. Terminamos esse ano mais fortalecidos com a participação dessas cuidadoras na organização das atividades e como protagonistas desse espaço de acolhimento e vivências de cuidados para pessoas idosas. Cuidar de quem cuida se faz necessário para ampliar o bem estar tanto de quem cuida como de quem é cuidado”, afirma Rejane Lima, psicóloga da Hamiton Falcão. 

Em clima natalino foi organizado um show de talentos, sorteios, dinâmicas interativas e espaço de escuta terapêutico, de modo a obter troca de experiência, para cuidadores e familiares perceberem que não estão sozinhos, pois com a rede de apoio há compartilhamento de conhecimento e solidariedade. 

Elizangela Moraes faz parte do Grupo de Cuidadores de Idosos há cinco anos e fala sobre a importância desse momento. “Esse é um momento de confraternização, de comunhão, carinho e respeito e eu me sinto muito feliz por participar desse grupo e receber todo esse apoio para desenvolver minhas atividades como cuidadora”, comemora. 

Sobre o grupo de apoio

As atividades desenvolvidas pelas redes de apoio são voltadas para acolhimento psicológico, informações técnicas com duas reuniões mensais de alinhamento para sanar dúvidas na área de enfermagem, clínica geriátrica, psicologia e farmacêutica, além da assistência social. O projeto conta com profissionais da saúde, que disponibilizam suporte terapêutico e psicoeducativo aos cuidadores familiares, auxiliando em informações técnicas e espaço para os beneficiados e suas famílias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.