Saúde promove Encontro Virtual do grupo Ciranda do Cuidado

Redação 28/04/2021 às 20:35
Saúde promove Encontro Virtual do grupo Ciranda do Cuidado

Evento será realizado via Google Meet e conta com a parceria de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza, na próxima sexta-feira (30), às 15h, o II Encontro Virtual da Ciranda do Cuidado. O evento, que ocorre pela plataforma Google Meet, tem como tema: “Saúde e Assistência Social em prol das famílias de crianças com síndromes congênitas em tempos de pandemia”.

De acordo com Rosário Vasconcelos, enfermeira da SMS e referência da equipe do Ciranda do Cuidado de Maceió, o evento vai abordar temas como o Programa Criança Alagoana e Programa Infância Cidadã, e contará com a presença do secretário Municipal de Saúde, Pedro Madeiro.

Foto: Divulgação

“Durante o encontro, os profissionais da Semas e da SMS vão esclarecer dúvidas sobre o acesso e o funcionamento de cada um deles para as mães assistidas pelo Ciranda do Cuidado, pois são dois programas importantes a que essas crianças têm direito, que garantem proteção social em situação de vulnerabilidade”, explica.

O Ciranda do Cuidado existe no município desde 2016 e presta assistência a famílias de crianças acometidas pelas síndromes congênitas causadas pelo Zika vírus, sífilis, rubéola, citomegalovírus e herpes vírus. O grupo conta com a articulação entre os diversos setores da SMS, como a Coordenação de Atenção Primária, Saúde da Criança, Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência e Vigilância Epidemiológica.

Equipe Dedicada – Intitulada pelo Ministério da Saúde de ‘Equipe Dedicada’, os profissionais da SMS que compõem o programa são responsáveis por acompanhar as crianças após o diagnóstico das síndromes congênitas, tendo como uma das principais a microcefalia.

“Essas crianças são encaminhadas para um Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde são ofertadas fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogo e outros serviços, conforme a necessidade de cada caso”, destaca Rosário Vasconcelos, enfermeira da SMS.

Reuniões – As reuniões do grupo, que eram mensais, precisaram ser pausadas por conta da pandemia da Covid-19, mas voltaram a ocorrer de forma virtual, consolidando-se como um espaço para que as famílias possam compartilhar suas experiências, vivências e emoções, encontrando suporte dos profissionais e demais famílias que participam do grupo.

Além de Pedro Madeiro, o evento terá participação do Secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva Santos; e das Assistentes Sociais, técnicas da Secretaria Assistência Social, Wellida Cristina Santos e Ray Gomes de Lima. A mediação do II Encontro fica por conta de Yana Melo, nutricionista, técnica da Vigilância Epidemiológica de Maceió e membro da ‘Equipe Dedicada’.

Programação

15h10: Abertura do II Encontro do Rosário Vasconcelos (Enfermeira da Atenção Básica de Maceió e Referência da Equipe Dedicada de Maceió);

15h30: Palavra do Secretário Municipal de Saúde – Pedro Madeiro;
15h50: Palavra do Secretário Municipal de Assistência Social – Carlos Jorge da Silva Santos;

16h10: Programa Primeira Infância Cidadã/ Criança Feliz de Maceió com Wellida Cristina Santos (Assistente Social e Coordenadora do Programa Primeira Infância Cidadã);

16h30: Programa Criança Alagoana (CRIA) com Ray Gomes de Lima (Assistente Social da Semas);

16h50: Encerramento com Rosário Vasconcelos e membros da Equipe Dedicada da SMS.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.