Saúde promove encontro para cuidadores de idosos
Reunião foi voltada para autocuidado com foco na saúde emocional e troca de experiências do cuidador familiar
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (25), no auditório da pasta, no Centro de Maceió, um encontro voltado para cuidadores de idosos familiares, com o objetivo de trocar experiências sobre autocuidado e maneiras de valorizar suas funções. A iniciativa foi organizada pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.
O evento foi o encerramento de um ciclo de palestras com temáticas voltadas para o autocuidado e com foco em estratégias de cuidado nas áreas de fisioterapia, enfermagem e saúde mental. Os cuidadores familiares que participaram das atividades trocaram experiências de trabalho e de vida, e ainda, fizeram uma confraternização.
“Muitos cuidadores familiares passaram a exercer essa função repentinamente, por necessidade de cuidar de um parente idoso e sem nenhum tipo de preparo prévio. Vimos que muitos precisavam dessa orientação para prosseguir, por isso, se faz necessário essa intervenção da saúde, no sentido de formar e atualizar os cuidadores sobre o que é preciso para essa importante função”, explicou o fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Marcus Vinícius de Jesus.
As redes de apoio aos cuidadores familiares contam com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió, além de algumas Unidades de Saúde que oferecem acolhimento, apoio emocional e informações técnicas aos cuidadores familiares.
Uma das participantes da atividade foi Elisangela Morais, moradora do Benedito Bentes. Ela é responsável pelos cuidados de sua mãe, Sebastiana Morais, 77 anos, participante do grupo de apoio ao cuidador de idosos Maria Lúcia Lins, criado em parceria com a URS Hamilton Falcão. Para Elisangela, os encontros ajudam a lidar melhor com os idosos.
“No grupo temos acesso a profissionais de saúde para nos atender com orientações, espaço para encontro e reuniões com temáticas escolhidas pelos cuidadores, com todo o apoio que precisamos. Contribuiu no repasse de informações a meus irmãos para prepará-los, caso eu não esteja em casa. Além disso, percebi através das palestras, que minha mãe precisa se sentir independente, melhorando assim a saúde emocional dela, não deixando-a com a sensação de limitação”, ressaltou Elisangela Morais.
Formação
Há um ano foi realizado o curso de cuidadores de idosos, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para profissionais da saúde e comunidade interessada no tema. A partir desse evento houve projetos de intervenção, com ciclos de palestras, que contou com a participação das redes de apoio, como a Unidade de Saúde da Família (USF) Paraíso do Horto (Chã da Jaqueira), II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço) e Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.