Saúde promove encontro para cuidadores de idosos

Reunião foi voltada para autocuidado com foco na saúde emocional e troca de experiências do cuidador familiar

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 25/11/2022 às 21:43
Saúde promove encontro para cuidadores de idosos
Encontro aborda autocuidado para familiares que cuidam de idosos. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (25), no auditório da pasta, no Centro de Maceió, um encontro voltado para cuidadores de idosos familiares, com o objetivo de trocar experiências sobre autocuidado e maneiras de valorizar suas funções. A iniciativa foi organizada pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

O evento foi o encerramento de um ciclo de palestras com temáticas voltadas para o autocuidado e com foco em estratégias de cuidado nas áreas de  fisioterapia, enfermagem e saúde mental. Os cuidadores familiares que participaram das atividades trocaram experiências de trabalho e de vida, e ainda, fizeram uma confraternização.

Encontro contou com dinâmicas de grupo. Foto: Ascom SMS
Encontro contou com dinâmicas de grupo. Foto: Ascom SMS

“Muitos cuidadores familiares passaram a exercer essa função repentinamente, por necessidade de cuidar de um parente idoso e sem nenhum tipo de preparo prévio. Vimos que muitos precisavam dessa orientação para prosseguir, por isso, se faz necessário essa intervenção da saúde, no sentido de formar e atualizar os cuidadores sobre o que é preciso para essa importante função”, explicou o fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Marcus Vinícius de Jesus.

Marcus Vinícius de Jesus, fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS. Foto: Ascom SMS
Marcus Vinícius de Jesus, fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS. Foto: Ascom SMS

As redes de apoio aos cuidadores familiares contam com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió, além de algumas Unidades de Saúde que oferecem acolhimento, apoio emocional e informações técnicas aos cuidadores familiares.

Uma das participantes da atividade foi Elisangela Morais, moradora do Benedito Bentes. Ela é responsável pelos cuidados de sua mãe, Sebastiana Morais, 77 anos, participante do grupo de apoio ao cuidador de idosos Maria Lúcia Lins, criado em parceria com a URS Hamilton Falcão. Para Elisangela, os encontros ajudam a lidar melhor com os idosos.

Elisangela Moraes, cuidadora familiar. Foto: Ascom SMS
Elisangela Moraes, cuidadora familiar. Foto: Ascom SMS

“No grupo temos acesso a profissionais de saúde para nos atender com orientações, espaço para encontro e reuniões com temáticas escolhidas pelos cuidadores, com todo o apoio que precisamos. Contribuiu no repasse de informações a meus irmãos para prepará-los, caso eu não esteja em casa. Além disso, percebi através das palestras, que minha mãe precisa se sentir independente, melhorando assim a saúde emocional  dela, não deixando-a com a sensação de limitação”, ressaltou Elisangela Morais.

Formação 

Há um ano foi realizado o curso de cuidadores de idosos, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para profissionais da saúde e comunidade interessada no tema.  A partir desse evento houve projetos de intervenção, com ciclos de palestras, que contou com a participação das redes de apoio, como a Unidade de Saúde da Família (USF) Paraíso do Horto (Chã da Jaqueira), II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço) e Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.