Saúde promove curso sobre fabricação de órteses e próteses

Redação 30/03/2021 às 16:51
Saúde promove curso sobre fabricação de órteses e próteses

Capacitação é promovida pela Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS em parceria com os Centros Especializados em Reabilitação

Buscando capacitar profissionais dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) vinculados ao município, a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, o curso “TOP – Formação de Técnicos em Órtese e Prótese”. A capacitação conta com uma carga horária de 360 horas e tem previsão para durar 1 ano e meio.

Aula inaugural do curso de fabricação de órtese e prótese. Foto: Equipe – GAPD

De acordo com Marilda Costa, gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da SMS, Maceió é pioneira na região Nordeste por oferecer esse tipo de capacitação para os profissionais dos CERs. “A relevância desse curso para os profissionais é oferecer uma formação especializada, visando melhor atender as pessoas com deficiência, ampliando o acesso dessas pessoas às tecnologias assistivas”, destaca a profissional.

A aula inaugural do curso ocorreu no final de fevereiro de forma presencial no auditório da sede da Associação dos Amigos e País de Pessoas Especiais (AAPPE), no bairro do Farol, onde ocorre a entrega de material aos participantes e direcionamentos sobre como deve ocorrer a capacitação. Porém, em virtude da pandemia, as aulas ocorrem de forma remota duas vezes por semana em horário integral.

Profissionais dos CERs recebem material do curso. Foto: Equipe – GAPD

A parte pedagógica do curso ficou sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e a prática ocorre em parceria com as oficinas da Associação Pestallozi de Maceió e a oficina da AAPPE. O curso conta ainda com certificação dada pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e pela Escola Técnica de Saúde de Alagoas (Etsal).

Ao todo, Maceió foi contemplada com 25 vagas, distribuídas para a Pestallozi (09), AAPPE (09) e Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal (07).

Sobre a capacitação

Desde 2012, após habilitação dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) pelo Ministério da Saúde, discutiu-se a necessidade de implantar oficinas ortopédicas nesses serviços, a fim de cumprir critérios definidos em portarias ministeriais que previam que estabelecimentos de saúde habilitados em Reabilitação Física devem contar com o apoio de uma oficina ortopédica fixa, visando ampliar a oferta de Tecnologias Assistivas.

Próteses podem ser considerada tudo que substitui um membro ou parte do corpo, tais como, perna mecânica e prótese mamária. Já as órteses, que funcionam como suporte ao membro, auxiliam a manter, aumentar ou recuperar a mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas, como muletas e bengalas.

Em Maceió, os técnicos do Ministério da Saúde e da Fiocruz habilitaram a Adefal, AAPPE e Pestallozi como serviços habilitados com oficinas ortopédicas, sendo contemplados com recursos federais para a compra de equipamentos, servindo ainda como campo de aulas práticas.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.