Saúde promove capacitações sobre tratamento da Hanseníase na Atenção Primária

Redação 09/12/2021 às 15:52
Saúde promove capacitações sobre tratamento da Hanseníase na Atenção Primária

Ação desenvolvida pela Saúde Municipal é destinada a agentes comunitários de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nesta sexta-feira (10), uma capacitação para agentes comunitários com a abordagem voltada para a suspeição, diagnóstico e tratamento da Hanseníase na Atenção Primária. Realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a capacitação terá uma nova etapa no dia 15 de dezembro.

A ação integra as atividades de elaboração da campanha do Janeiro Roxo — mês de conscientização sobre a Hanseníase — e tem como objetivo orientar as equipes da Atenção Primária no trabalho de busca ativa de pacientes sintomáticos e de contatos dos casos tratados nos últimos cinco anos.

Participam da capacitação agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Vigilância Epidemiológica, além de educadores e agentes do Consultório na Rua.

“Para garantir uma efetividade maior da ação, o Ministério da Saúde solicitou a Estados e Municípios que as equipes fossem capacitadas com antecedência, já agora em dezembro. Em janeiro, no trabalho de campo, os agentes vão incluir também a divulgação de sinais e sintomas da doença, que sofreu uma queda considerável no número de casos em todo o país por conta da pandemia”, explica a coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase da SMS, Vânia Barbosa.

As capacitações serão ministradas pelo hansenólogo Apolônio Nascimento e ocorrerão por macrorregião de saúde, na modalidade on-line, por meio da plataforma Zoom. O link para acesso à sala on-line será enviado através do e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Inscrições

As inscrições serão realizadas através de formulários on-line nos período de inscrição de 29/11 a 09/12 para a 1ª Macro e 29/11 a 14/12 para a 2ª Macro. Os links para a inscrição estão abaixo:

1ª Macro – Data: 10/12/2021

2ª Macro – Data: 15/12/2021

Amanda Ferreira (estagiária)/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.