Saúde promove capacitação sobre urgências e emergências psiquiátricas

Oficina abordou os transtornos mentais associados às situações de crise, de modo a instrumentalizar os profissionais de saúde para melhor manejo do paciente

Marília Ferreira/Ascom SMS 15/12/2022 às 10:53
Saúde promove capacitação sobre urgências e emergências psiquiátricas
Capacitação foi destinada aos profissionais de UPAs, SAMU e CAPS. Foto: Ascom SMS

Com o tema “Intervenção na Crise: Urgências e Emergências Psiquiátricas”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), promoveu nesta quarta-feira (14), uma capacitação destinada aos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais e estaduais, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A oficina, que aconteceu no auditório da SMS, foi ministrada pelo médico psiquiatra e professor da Ufal, Dr. Valfrido Leão, e teve o objetivo de discutir os principais transtornos mentais associados às situações de crise, de modo a instrumentalizar os profissionais para o melhor manejo do paciente.

De acordo com Leandro Lima, enfermeiro e técnico da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, o foco principal da capacitação é abordar assuntos como suícídio e automutilação, que são situações recorrentes nas demandas de urgências e emergências psiquiátricas.

“Esse momento foi planejado pensando nos serviços que atendem situações de urgências e emergências em saúde mental, como as UPAs, SAMU e os próprios CAPS. O enfoque da oficina é voltado, principalmente, às demandas relacionadas à ideação e tentativa de suicídio, visto que são as situações que mais chegam nas urgências, assim como casos de automutilação. E o nosso objetivo é justamente promover a instrumentalização e o aperfeiçoamento do atendimento que é ofertado aos usuários que chegam nos serviços de urgência e emergência psiquiátricas”, afirma.

Ele ainda ressalta a importância da quebra de estigmas relacionados aos transtornos mentais, inclusive entre os próprios profissionais que atuam nas urgências e emergências psiquiátricas.

“Ainda existe estigmas relacionados à situação de saúde mental, principalmente ao suicídio. Então, pensando em favorecer essa quebra de estigma, inclusive entre os profissionais de saúde, para prepará-los para um acolhimento assertivo nessas demandas”, complementa.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.