Saúde promove capacitação sobre pré-natal masculino
Encontro buscou fortalecer a estratégia do pré-natal masculino entre os profissionais da Atenção Primária
Com o objetivo de promover a qualificação de gestores e trabalhadores da Atenção Primária em Saúde sobre os cuidados com a saúde do homem, o Programa de Saúde de Homem de Maceió realizou uma capacitação sobre o pré-natal masculino. O encontro ocorreu no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, e foi realizado em parceria com o Programa de Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem do Município, Camila Calaça, ressalta que esse momento busca qualificar os profissionais das Unidades de Saúde para que eles abordem, de forma eficiente, a população masculina nesses locais de atendimento.
“O pré-natal masculino é uma das portas de entrada desse homem nos serviços de saúde. Durante esse acompanhamento ele costuma contar com odontologia, atualização da caderneta de vacinação e testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, visando prevenir, principalmente, a sífilis congênita, que é aquela passada para o bebê. Nesse sentido, tratamos do homem e da mulher, com ações de prevenção e promoção da saúde”, destaca a responsável técnica.
A capacitação ocorreu durante todo o dia e fez parte do projeto de expansão da estratégia do 'Pré-natal do pai/parceiro', encabeçada pelo Ministério da Saúde e pela UFPE, que leva o curso para todos os estados do Brasil.
Pela manhã, os profissionais expuseram os temas relacionados aos princípios, diretrizes e orientações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde; estratégia do pré-natal do parceiro e estratégias para garantir o registro de consultas de pré-natal do parceiro no sistema e-SUS. Já durante a tarde, foram formados grupos de trabalho para a elaboração do Plano Estratégico de Trabalho (PET) com propostas de intervenções e melhorias para a área.
O responsável técnico pelo setor de Saúde do Homem da Sesau, Marcos Martins, um dos parceiros da capacitação, fala sobre a importância das discussões. “Em parceria com a Saúde de Maceió, convidamos os 102 municípios alagoanos para esse momento, que visa fortalecer a presença do pai/parceiro no pré-natal. Essa é uma estratégia que consegue colocar os homens dentro do sistema de saúde para realizar exames básicos e também receber informações sobre esse momento tão único que é nascimento de uma criança, o que fortalece muito esse vínculo familiar”, afirma.
Acompanhamento da saúde do homem
Todo o acompanhamento da saúde do homem – a exemplo do pré-natal das gestantes – é feito por meio de um cartão de pré-natal específico para o homem, iniciativa do Ministério da Saúde. Nele, além das informações dos exames e consultas com a parceira, vacinas e estado geral da saúde, constam ainda informações sobre cuidados preventivos (como evitar o tabagismo e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis) e direitos garantidos, como a lei do acompanhante, a licença paternidade e a garantia do registro gratuito do nascimento em cartório
Esse atendimento à população masculina tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e aproximar os homens dos serviços de saúde, conscientizando-os sobre a importância dos cuidados adequados, especialmente contra doenças que podem ser prevenidas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.