Saúde promove capacitação sobre nutrição infantil

Treinamento teve o objetivo de capacitar profissionais de saúde de Maceió sobre estratégias de combate à obesidade e desnutrição infantil

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 22/11/2022 às 14:41
Saúde promove capacitação sobre nutrição infantil
“Os principais agravos em Pediatria” foi o tema do encontro. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta terça-feira (22), uma reunião de alinhamento com profissionais da Atenção Primária com o objetivo de dialogar sobre a promoção da saúde nutricional da criança. O encontro ocorreu no auditório da pasta, localizado no Centro. A iniciativa é do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança,

Na palestra "Os principais agravos em Pediatria”, os profissionais de saúde trocaram experiências, discutiram sobre as dificuldades enfrentadas e refletiram sobre os impactos de doenças relacionadas à nutrição infantil, como a obesidade. 

A médica pediatra da UBS Djalma Loureiro, Daniela Martins, pontuou em sua palestra a temática da obesidade infantil.

“É preciso elaborar estratégias no combate à obesidade infantil que tem crescido no Brasil e no mundo. Para termos uma ideia há um aumento de 3% de crianças acometidas pela obesidade ao ano”, ressaltou a profissional. 

Médica pediatra da UBS Djalma Loureiro, Daniela Martins, ressaltou na palestra o tema da obesidade infantil. Foto: Ascom SMS
Médica pediatra da UBS Djalma Loureiro, Daniela Martins, ressaltou na palestra o tema da obesidade infantil. Foto: Ascom SMS

Foram discutidos, ainda, os enfrentamentos vivenciados pelas equipes de saúde e doenças que são desenvolvidas em razão da ausência de orientação sobre nutrição infantil. Além da obesidade que é ocasionada pela má alimentação, foram destacados a desnutrição infantil, falta de ferro e vitaminas para o desenvolvimento da criança. 

“Essa discussão é muito importante pela incidência, e vale ressaltar que o trabalho colaborativo em saúde, com psicólogos, nutricionistas, entre outros se faz necessário para que unidos possamos nos qualificar, compartilhar informação, para que exista uma atenção e qualidade na promoção em saúde para usuário do Sistema Único (SUS)”, completou Daniela Martins. 

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, reforçou a importância do evento.

“Com encontros como este, temos o intuito de transmitir conhecimento e qualificar os profissionais de saúde, além de discutirmos a saúde de quem mais precisa, para prestarmos serviços de qualidade e adquirir um olhar sensível no bem-estar e saúde infantil. Ressaltar sobre nutrição é indispensável no momento em que passamos, desde os altos números de obesidade e desnutrição no país”, afirmou a coordenadora. 

Marglene Oliveira é coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom SMS
Marglene Oliveira é coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom SMS

Na palestra, a nutricionista da SMS, Letícia Tenório, abordou sobre a anemia, que também está ligada à alimentação e ao desenvolvimento infantil. A profissional falou sobre o diagnóstico e principais sintomas da doença, como a queda de cabelo, olhos esbranquiçados  e também sobre os tratamentos. 

Nutricionista da SMS palestrou sobre anemia e os sintomas da doença. Foto: Ascom SMS
Nutricionista da SMS palestrou sobre anemia e os sintomas da doença. Foto: Ascom SMS

“A alimentação colabora para qualidade de vida e previne a anemia nas crianças. É de extrema importância esse alinhamento com  todos os profissionais que trabalham, diretamente, com usuário nas unidades, para gerar uma conexão e compartilhamento de informação assertivo'', enfatizou a nutricionista.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.