Saúde promove capacitação sobre novo medicamento para tratamento do diabetes pelo SUS

Capacitação teve o objetivo de orientar médicos e farmacêuticos das unidades de saúde sobre o manejo da Dapagliflozina, medicamento recém-incluído no rol de medicamentos excepcionais

Marília Ferreira/Ascom SMS 09/12/2022 às 10:51
Saúde promove capacitação sobre novo medicamento para tratamento do diabetes pelo SUS
Curso recebeu médicos e farmacêuticos que atuam na Atenção Primária de Maceió. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção Especializada, realizou, na manhã desta sexta-feira (9), o curso de capacitação sobre "Manejo e Acessibilidade da Medicação Dapagliflozina”, indicada para indivíduos portadores de diabetes. A capacitação, que aconteceu no auditório da pasta, foi destinada aos médicos e farmacêuticos da Atenção Primária de Maceió.

O objetivo do curso foi orientar os profissionais quanto à prescrição e acesso a esse medicamento, recém-incluído no Rol de medicamentos excepcionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Sandra Torres, destacou a importância da capacitação para os médicos e farmacêuticos das unidades de saúde do município.

“Esse medicamento não faz parte da nossa Farmácia Básica, ele faz parte da Farmácia Especializada. Portanto, o município não faz a aquisição da droga, mas sim o governo estadual. Porém, quem prescreve essa medicação são os médicos das unidades de saúde do município. Por isso, essa capacitação é importante para que os nossos profissionais possam se atualizar na temática e fazer o manejo do medicamento com qualidade e segurança”, afirma.

O curso foi ministrado pelo médico endocrinologista do PAM Salgadinho, Edson Perroti, que trouxe as orientações necessárias sobre a Dapagliflozina aos profissionais da Saúde de Maceió. Na ocasião, ele ressaltou os benefícios da medicação aos pacientes diabéticos.

"Os benefícios da Dapagliflozina consistem na eficácia glicêmica com segurança, na facilidade posológica e na diminuição do peso corporal do paciente, diferente dos efeitos da insulina, em que o paciente tem o ganho de peso. Além disso, o medicamento é indicado para prevenção de desenvolvimento ou agravamento de insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular e para a prevenção de desenvolvimento ou agravamento de nefropatia em pacientes com diabetes mellitus tipo 2", explica.

O medicamento Dapagliflozina é indicado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e que fazem tratamento pela rede pública de saúde. O fármaco está disponível para portadores dessa classe de diabetes, com 65 anos ou mais e que sejam portadores de doença cardiovascular estabelecida ou doença renal relacionada ao transtorno.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.