Saúde promove capacitação para médicos e enfermeiros sobre hanseníase

Atualização reforça diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção de incapacidades

Wilson Smith/ Ascom SMS 24/03/2025 às 15:39
Saúde promove capacitação para médicos e enfermeiros sobre hanseníase
Treinamento com enfermeiros e médicos sobre hanseniase. Foto: Wilson Smith/ Ascom SMS

Com o objetivo de fortalecer a assistência à saúde e aprimorar o atendimento aos pacientes com hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (24), uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros que compõem as novas equipes contratadas pelo município de Maceió.

A atualização ocorreu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, no bairro Jaraguá, e contou com a presença de profissionais que atuam com o diagnóstico e tratamento da doença. A SMS através do programa Municipal de Controle da Hanseníase tem investido na formação contínua dos profissionais de saúde para garantir um atendimento mais qualificado e humanizado.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Se não diagnosticada e tratada precocemente, pode causar danos aos nervos periféricos, levando a incapacidades físicas e comprometimento da qualidade de vida dos pacientes. Diante desse cenário,

A capacitação foi conduzida pelo médico especialista em hanseníase, Apolônio Carvalho, que destacou a relevância do treinamento para melhorar o diagnóstico precoce e evitar complicações. "Quando a doença é identificada nos estágios iniciais, conseguimos intervir a tempo, proporcionando a cura sem sequelas. Além disso, a capacitação inclui uma abordagem prática, que ensina os profissionais a realizarem a avaliação de incapacidades e a prevenção de sequelas, garantindo uma assistência completa ao paciente", explicou.

A capacitação abordou dispersão para busca ativa de sintomáticos pelas equipes na comunidade e a ida do Dr. Apolônio Carvalho para as unidades de saúde para, junto com os profissionais, efetivar a prática de diagnósticos.

A SMS reforça que a hanseníase tem tratamento gratuito disponível na rede pública de saúde e que, ao menor sinal da doença, como manchas na pele com alteração da sensibilidade, é fundamental buscar atendimento médico.

A capacitação faz parte de um conjunto de ações estratégicas da SMS para intensificar a detecção precoce da hanseníase e aprimorar o cuidado prestado aos pacientes, reduzindo o impacto da doença na população.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.