Saúde promove capacitação para farmacêuticos da Atenção Básica de Maceió

Encontro apresenta ações da assistência farmacêutica e discute aspectos da Programação de Necessidade Mensal, importante para o abastecimento de medicamentos e correlatos no Município

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 05/05/2022 às 13:57
Saúde promove capacitação para farmacêuticos da Atenção Básica de Maceió
Capacitação visa melhoria de serviços farmacêuticos para maceioenses. Foto: Ascom SMS

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria de Saúde de Maceió, se reuniu nesta quinta-feira (5), no auditório do órgão, com farmacêuticos das unidades de saúde para discutir o cuidado farmacêutico na rede de Atenção Básica. Em seu primeiro dia, o encontro contou com profissionais do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Distritos Sanitários e teve como objetivo apresentar as principais ações realizadas pelo setor e os aspectos técnicos da elaboração Programação de Necessidade Mensal para o abastecimento das unidades. Na sexta (6), é a vez dos farmacêuticos do 6º, 7º e 8º Distritos.

De acordo com Paulo Anderson Gomes, coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, o encontro é importante para mostrar as ações de assistência farmacêutica que foram desenvolvidas do ano passado para cá e discutir com os profissionais os principais desafios para garantir o abastecimento correto e eficiente das unidades de saúde.

Coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes. Foto: Ascom SMS
Coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes. Foto: Ascom SMS

“Dentre as atividades realizadas temos a revisão e aprovação de Procedimento Operacional Padrão (POP) informando com as atividades devem ser executadas; criação de formulários online para que farmacêuticos preencham os dados necessários para que a coordenação realize a programação de tiras e aparelhos de glicemia e o desenvolvimento, junto ao setor de informática, de um sistema para que as unidades alimentem a Programação de Necessidade Mensal, entre outras”, destaca o coordenador.

Já o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Anderson Torres, apresentou junto a outros profissionais da Central, aspectos técnicos sobre o preenchimento da Programação de Necessidade Mensal, importante instrumento preenchido pelos farmacêuticos que atuam nas unidades de saúde para tornar o abastecimento, armazenamento, aquisição e a dispensação dos medicamentos e correlatos eficaz.

“Gostaríamos de reforçar a importância do trabalho integrado da CAF junto aos profissionais das unidades para garantir uma assistência cada vez melhor, então, hoje apresentamos como devem ser feitas as programações mensais, o fluxo interno da CAF, os fluxos de distribuição, como ocorre a confecção dos cronogramas, entre outros assuntos, para que possamos identificar pontos para possíveis melhoras no abastecimento das unidades”, afirma.

Coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Anderson Torres, c. Foto: Ascom SMS
Coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Anderson Torres, c. Foto: Ascom SMS

Saber como é feita a programação contribui para que a Coordenação de Farmácia possa adquirir os itens no período correto, de modo que as farmácias as unidades de saúde e a própria CAF estejam sempre abastecidas, em uma contínua melhora do serviço.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.