Saúde promove Atualização em Vacinação nas Maternidades

Redação 23/10/2021 às 08:22
Saúde promove Atualização em Vacinação nas Maternidades

Treinamento contou com a participação de enfermeiras e técnicas de enfermagem

A Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ofereceu, na tarde de sexta-feira (22), uma palestra sobre a Atualização em Vacinação nas Maternidades. A atividade foi dirigida a enfermeiros e técnicos de enfermagem de todas as maternidades instaladas em Maceió.

Treinamento sobre Vacinação em Maternidades. Foto: Ascom SMS

A palestra foi desenvolvida com foco na promoção do incentivo à vacinação nas unidades, capacitando os profissionais de saúde de salas de vacina para a imunização de recém-nascidos e puérperas.

De acordo com a enfermeira residente da Gerência de Imunização de Maceió, Jéssica Barbosa, a atividade foi organizada para aperfeiçoar técnicas e procedimentos relacionados à administração de imunizantes.

“Fizemos um pré-teste para as participantes da palestra, que preencheram algumas questões. Em seguida, começamos as apresentações dos conteúdos, com demonstrações de como é feita a vacinação, com treinos para as enfermeiras e técnicas de enfermagem, de maneira dinamizada”, explica

Jessica Barbosa, residente da Gerência de Imunização de Maceió, falou sobre a capacitação. Foto: Ascom SMS

A Gerência identificou que a procura por imunização de rotina, para atualização das cadernetas, caiu durante a pandemia da Covid-19.

“Por conta da pandemia da Covid-19, provavelmente houve receio das mães de levarem crianças para vacinação, havendo uma queda na procura da imunização. Com isso, a atualização das vacinas registrou uma queda nesse período”, destacou a gerente de Imunização do Município de Maceió, Eunice Amorim.

“As primeiras vacinas são BCG e Hepatite B, depois os bebês irão retornar quando tiverem dois meses de vida, para dar seguimento ao esquema vacinal de rotina. Na palestra podemos ver demonstrações, como manuseio das caixas térmicas, procedimentos de preparação. Ofertamos a teoria e prática na capacitação”, explicou Eunice Amorim.

Eunice Amorin, gerente do PNI falou sobre a baixa procura por vacinação durante a pandemia. Foto: Ascom SMS

De acordo com a enfermeira Mônica Carvalho, do Hospital Veredas, a atividade foi importante para aprimorar seus conhecimentos sobre vacinação.

“Adquirir conhecimento nessa área foi muito importante para mim. Hoje me sinto mais confiante sobre esse assunto, o treinamento acerca de todo conteúdo passado para nós nessa palestra me enriqueceu como profissional. Vimos na prática a maneira correta de administrar a dosagem da vacina em um paciente sem cometer erros nem qualquer outra reação adversa”, destaca Mônica.

Mônica Carvalho, enfermeira do Hospital Veredas falou sobre a seu conhecimento na área da vacinação. Foto: Ascom SMS

Participaram da atualização a Maternidade da Santa Casa Nossa Senhora da Guia, Maternidade Escola Santa Mônica, Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Maternidade do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, Casa de Saúde Santo Antônio e Maternidade do Hospital Veredas.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.