Saúde promove ações preventivas com crianças do Vergel do Lago
Ação educativa orientou meninos e meninas de 6 a 9 anos sobre os cuidados com a higienização bucal
O Programa de Atenção à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (30), uma ação colaborativa em prol da higienização bucal de crianças de 6 a 9 anos. Realizado em parceria com a Gerência em Saúde Bucal e com o Instituto Servir, o evento foi direcionado às crianças do bairro Vergel do Lago.
A atividade, que mobilizou a comunidade do local, teve início com uma apresentação de teatro para as crianças e momentos de orientações sobre prevenção da saúde bucal, importância da escovação e do uso de fio dental, além de uma abordagem acerca das formas corretas de manuseio para a higiene da boca.
Foram ofertados aos 40 participantes da atividade , kits com creme dental e escova, além da realização de brincadeiras e palestras direcionadas aos pais e responsáveis.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança, Marglene Oliveira Santos, destaca que todas as crianças que participaram da ação serão registradas para uma posterior triagem de avaliação, de modo a serem encaminhadas para unidades e referências de saúde para tratamento bucal, caso seja necessário.
“É um ganho maravilhoso o trabalho colaborativo, principalmente para a população e para a saúde pública. É a intersetorialidade proporcionando qualidade e agilidade nas ações da saúde”, ressaltou a coordenadora.
A técnica e enfermeira da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança, Layne Cabral, revelou que alguns pontos da ação é feito tendo como base o planejamento anual do projeto 'Diálogo Temático sobre o Crescimento e Desenvolvimento da Criança', que aponta sete eixos estratégicos de atuação.
“Fazemos toda uma avaliação de crianças de 0 a 9 anos de idade e, a partir disso, verificamos este ano a necessidade de uma atividade voltada para os cuidados com a boca. Dessa forma, direcionamos os trabalho para uma ação preventiva, com o tema da higienização oral, de modo a levar saúde para a comunidade”, informou a enfermeira.
O grupo de prevenção à saúde bucal é formado por dentistas e técnicos que realizam trabalhos externos em escolas, creches, e ONG`s, levando orientações em saúde para os maceioenses.
“O estímulo à promoção da saúde bucal é indispensável, principalmente para crianças e seus pais. É uma forma educativa de levar saúde e desenvolvimento oral para nossos futuros adultos'', reforçou a representante da Gerência em Saúde Bucal, Taisa Lopes.
Mãe de uma das crianças atendidas pelo Instituto Servir, Lidiane Santos da Silva, falou da importância da ação voltada para o público infantil.
“Atividades como essa são muito boas para nós, pais, e para nossos filhos. É uma forma de nos informar e educar sobre prevenção de cáries e cuidar melhor da boca de nossos pequenos”, revelou Lidiane.
A supervisora do Instituto Servir, Milane Oliveira, informou que, no local, são oferecidas várias atividades recreativas e esportivas, além da oferta de alimentação, um suporte assistencial para pessoas cadastradas da comunidade. A seleção de usuários para participação nas ações, ocorre por faixa etária e de acordo com grupos para cada serviço ofertado pela ONG.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.