Saúde promove ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia contou com orientações sobre hábitos saudáveis para prevenção da saúde e preservação do meio ambiente

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 03/06/2022 às 14:05
Saúde promove ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió promoveu, nesta sexta-feira (3), atividades  voltadas ao incentivo de hábitos saudáveis como alternativa de preservação da saúde e do meio ambiente. As ações, que aconteceram na Rua Fechada, no Vergel do Lago, integram a campanha 'Essa é a minha natureza’, realizada pela Prefeitura de Maceió em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS falou com a população do entorno sobre ações sustentáveis que impactam a saúde dos seres humanos e do planeta.

 “Nosso papel na ação é despertar na população a rica reflexão de pensar em suas atitudes e observar quais delas promovem saúde individual e coletiva. Para isso, trouxemos a cartilha elaborada por nosso corpo técnico sobre os 7 R’s (reutilize, reduza, recupere, repense, repare, recicle e recuse) e abordamos cada uma dessas atitudes que impactam positivamente na vida do ser humano como um todo”, explicou a gerente de Promoção e Educação em Saúde de Maceió, Adriana Toledo.

Gerente de Promoção e Educação em Saúde de Maceió, Adriana Toledo, destacou ações sustentáveis em saúde. Foto: Ascom SMS
Gerente de Promoção e Educação em Saúde de Maceió, Adriana Toledo, destacou ações sustentáveis em saúde. Foto: Ascom SMS

A gerente ressaltou que, além da cartilha, as técnicas da SMS também conversaram sobre os impactos do tabagismo sobre a saúde individual e coletiva. Segundo ela, o tabaco traz inúmeros maléficos não só ao homem, como também ao meio ambiente.

“A fumaça do tabaco contribui para maiores níveis de poluição do ar, além de conter três tipos de gases de efeito estufa. Aliado a isso, o fumo contém inúmeros produtos químicos prejudiciais à saúde, que podem causar até câncer – motivos que tornam a discussão sobre o tabagismo essencial neste dia”, disse.

O morador do Vergel, Gilvan Gomes, conversou com a equipe da SMS durante o evento. Para ele, é fundamental que todos entendam a importância que há em cuidar do planeta. “Eu sempre fui preocupado com meu hábitos. Separo meu lixo e reutilizo o máximo de embalagens que eu posso. Acredito que se cada um fizesse sua parte, nosso meio ambiente estaria em melhores condições”, afirmou.

Morador do Vergel do Lago, Gilvan Gomes, participou da ação em defesa do meio ambiente. Foto: Ascom SMS
Morador do Vergel do Lago, Gilvan Gomes, participou da ação em defesa do meio ambiente. Foto: Ascom SMS

Como complemento das atividades, o setor também promoveu a entrega de material educativo e a construção coletiva de um mural com destaque para ações sustentáveis que trazem benefícios ao meio ambiente. O dia também contou com orientações relacionadas à prevenção em Saúde Bucal, além da entrega de 150 kits com creme dental e escova de dentes à comunidade.

Capacitação

Em paralelo às ações realizadas em alusão à campanha 'Essa é a minha natureza’, técnicos da GPES também desenvolveram, nesta sexta-feira (3), no auditório do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, Poço, uma capacitação sobre preservação do meio ambiente e impactos do tabagismo na saúde do ser humano. O treinamento foi direcionado a profissionais da Saúde municipal e teve como objetivo principal a formação de multiplicadores desses conhecimentos com toda a população.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.