Saúde promove ação e reúne usuários para celebrar Dia dos Ostomizados

Ação foi realizada pela Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência para ampliar conhecimento sobre direitos e assistência aos usuários

Cássia Oliveira - Ascom SMS 04/11/2022 às 15:24
Saúde promove ação e reúne usuários para celebrar Dia dos Ostomizados
Ação reuniu usuários no CER III, no PAM Salgadinho. Foto: DAPD

Antecipando as comemorações do Dia Nacional dos Ostomizados - celebrado em 16 de novembro - a Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) da Secretaria Municipal de Saúde reuniu, nesta quinta-feira (3), os usuários do Programa de Órtese e Prótese e seus familiares para lembrar a data e confraternizar com os participantes do Programa.

Na atividade, o representante do Movimento dos Ostomizados do Brasil (MOBR) e presidente da Associação dos Ostomizados de Recife (PE), José Roberto Araújo, abriu a programação, levando a todos os esclarecimentos necessários acerca dos direitos que os assistem, para que possam ter a assistência adequada e uma melhor qualidade de vida.

Atividade contou com a presença do representante do Movimento dos Ostomizados do Brasil, José Roberto Araújo. Foto: DAPD
Atividade contou com a presença do representante do Movimento dos Ostomizados do Brasil, José Roberto Araújo. Foto: DAPD

De acordo com a diretora da DAPD, Tereza Cristina Rocha, apesar de já ter sido definida por lei como uma deficiência física, a ostomia ainda não é vista como tal e muitos pacientes ainda passam por situações constrangedoras e negação dos seus direitos, a exemplo da questão da prioridade e da gratuidade no transporte público.

“Por isso, já estamos trabalhando junto à SMTT e à SEMAS, para que o município de Maceió seja pioneiro não só na assistência, mas também no atendimento dessas necessidades, que facilitam a convivência com o estoma e suas condições”, ressalta Tereza Rocha.

Diretora de Atenção à Pessoa com Deficiência, Tereza Cristina Rocha. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Diretora de Atenção à Pessoa com Deficiência, Tereza Cristina Rocha. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), no PAM Salgadinho, a ação contou também com uma palestra da enfermeira estomaterapeuta do Programa de Órtese e Prótese, Isabelle Figueiredo, que reforçou as orientações acerca do procedimentos de higienização inerentes à ostomia. Ao final da atividade, foi feita a entrega de brindes aos participantes e disponibilizado um lanche para todos.

A ostomia, também conhecida como estomia, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um novo caminho, comumente, para eliminar a urina e as fezes. É um procedimento utilizado em pessoas que apresentam fatores como má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, sendo submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura desse orifício de escape. Os estomas podem estar relacionados ao sistema urinário, digestivo, respiratório e de alimentação.

Segundo a DAPD, o Programa de Órtese e Prótese de Maceió assegura a assistência a cerca de 800 pessoas ostomizadas. O atendimento diário é feito por uma equipe multidisciplinar, que avalia e acompanha cada paciente. O Programa, que se encontra sob a supervisão da coordenadora Natália Holanda, também é responsável pela distribuição dos equipamentos - bolsas de colostomia, próteses mamárias, muletas, entre outros - realizada mensalmente, de acordo com cada enfermidade.

A data 

O Dia Nacional dos Ostomizados foi instituído pela Lei nº 11.506/2007, como forma de tentar acabar com o preconceito por meio da informação. A data homenageia a fundação da Associação Brasileira dos Ostomizados (Abraso).

Apresentação para as unidades

Para reforçar a celebração da data em Maceió, a equipe da DAPD realizará ainda, no próximo dia 23, um seminário voltado para os profissionais de enfermagem das unidades de saúde do município, para que os profissionais ampliem seu conhecimento sobre o serviço. 

Na oportunidade, a médica proctologista Janaína Gouveia fará a abordagem do tema “Aspectos técnicos das bolsas de colostomia” e a enfermeira Isabelle Figueiredo discorrerá sobre o tema “Uso dos dispositivos e complicações”. Para finalizar, a coordenadora Natália Holanda, fará a apresentação do fluxo do Programa de Órtese e Prótese.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.