Saúde promove ação de saúde animal no Rio Novo

Iniciativa levou vacinação e orientações sobre zoonoses

Nesttor Netto/Ascom SMS 24/03/2024 às 08:30
Saúde promove ação de saúde animal no Rio Novo
Foram promovidas vacinação antirrábica. Foto: Cortesia

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Claudio Medeiros, localizada em Rio Novo, realizou nesta última sexta-feira (22), uma ação voltada para a promoção em saúde para a população e seus animais domésticos. A iniciativa ocorreu em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e equipe Multidisciplinar de Atenção Básica (e-Multi).

Na ocasião,  os animais tomaram medicamento para matar vermes, foram vacinados contra o vírus da raiva e foram feitos exames para avaliar sinais de esporotricose, doença que pode afetar tanto animais domésticos quanto seres humanos. Além disso, a população presente recebeu orientações sobre maus tratos aos animais, cuidados e formas de prevenir zoonoses.

O médico veterinário e coordenador do Projeto e-Multi VET/Integrado, Lindomar Machado, acompanhou os procedimentos realizados e orientou a população sobre os riscos das zoonoses.

“Foi uma ação de muita relevância e importância para a comunidade local, uma iniciativa que gera um impacto positivo na saúde dos animais, e na ampliação da consciência da população sobre os diversos temas apresentados e fortalecendo a atuação institucional dos diversos órgãos municipais envolvidos em parceria", enfatizou Lindomar Machado.

Na ação, aproximadamente 40 animais domésticos foram consultados e 50 animais vacinados. Também foram cadastrados animais para cirurgia de castração. 

Controle da Dengue

Durante  a ocasião também foi organizada uma palestra, que buscou evidenciar a importância e os métodos de combater o mosquito da dengue, destacando  a necessidade de conhecer os sintomas e procurar atendimento médico para diagnóstico precoce  e evitar medicamentos não recomendados diante dos sintomas da doença.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.