Saúde presta atendimento humanizado ao transporte de pacientes da hemodiálise

Veículos da SMS atendem, aproximadamente, 400 pacientes em tratamento de hemodiálise em Maceió

Marília Ferreira / Ascom SMS 02/04/2022 às 10:30
Saúde presta atendimento humanizado ao transporte de pacientes da hemodiálise
Programa atende, em média, 400 pacientes de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió oferta diversos serviços em saúde à população maceioense. Um deles é o Programa de Hemodiálise, serviço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação de Transportes (CT). Fazendo o translado três vezes por semana de usuários residentes em todos os bairros da cidade, o programa atende, em média, 400 pacientes, e busca oferecer um atendimento humanizado e acolhedor aos usuários do serviço.

Atualmente, a SMS conta com 19 veículos que atuam na locomoção de pacientes em tratamento da hemodiálise. São 11 vans de perfil normal, duas vans adaptadas para cadeirantes, quatro ambulâncias específicas para pacientes acamados e dois veículos de pequeno porte para pacientes em estágio terminal ou em atendimento a demandas judiciais. 

Segundo a coordenadora e assistente social do Programa de Hemodiálise da SMS, Aline Moura, os veículos são destinados ao deslocamento de pacientes dentro da cidade de Maceió, mas há exceções. “O serviço de transporte da Hemodiálise é exclusivo para o deslocamento de pacientes em Maceió, mas há algumas exceções. Caso o paciente necessite fazer um exame específico de hemodiálise em outra cidade, nós também atendemos e levamos esse paciente com o acompanhante até o local, no veículo que for mais viável, de acordo com a comorbidade e limitação do paciente”, informa.

Aline Moura, coordenadora e assistente social do Programa de Hemodiálise da SMS  Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Aline Moura, coordenadora e assistente social do Programa de Hemodiálise da SMS Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A paciente Tatiana Kelly Ferreira, de 36 anos, é usuária do transporte da hemodiálise há 3 anos. Ela aprova o serviço e diz que se sente feliz com o atendimento. “Eu não tinha condições de fazer o tratamento porque era necessário pagar o transporte. Depois que tive acesso ao carro da hemodiálise, tudo melhorou. Sem contar que os motoristas são excelentes, eles nos atendem muito bem e nos deixam mais felizes, sempre que vou com eles o riso é garantido”, comenta.

Tatiana Kelly Ferreira é usuária do transporte da hemodiálise há 3 anos Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Tatiana Kelly Ferreira é usuária do transporte da hemodiálise há 3 anos Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Antes, tínhamos que gastar com transporte para poder ir até o hospital, mas depois que conheci o serviço de transporte da hemodiálise, minha vida melhorou bastante. Eles buscam a gente em casa e trazem de volta, é maravilhoso”, relata a paciente Regina de Azevedo, de 47 anos, que faz o tratamento há 6 meses.

Apoio familiar

Por causa de possíveis intercorrências durante o tratamento, os pacientes precisam estar acompanhados por um familiar, responsável ou cuidador para realizar a hemodiálise. Além disso, o apoio familiar se torna fundamental na vida de quem foi diagnosticado com insuficiência renal. 

Edjane de Azevedo é irmã da paciente Regina. Para ela, o apoio da família é essencial na vida de quem tem a doença. “Infelizmente, vemos muitos idosos, por exemplo, que não têm um familiar ou responsável por perto. Mas é importante que haja um apoio da família, pois essa luta é de todos nós, e não apenas do paciente”, pontua.

Regina de Azevedo está em tratamento há 6 meses, ela é acompanhada por sua irmã, Edjane de Azevedo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Regina de Azevedo está em tratamento há 6 meses, ela é acompanhada por sua irmã, Edjane de Azevedo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“É muito importante o envolvimento familiar. A patologia clínica, por si só, já deixa o paciente afetado. Mas, se houver a afetividade do familiar, isso já muda todo o contexto e ameniza a proporção da doença, trazendo mais leveza ao paciente, podendo até haver um progresso positivo da patologia. Quando não há a participação da família, a exemplo de pessoas que moram só e famílias que moram distantes, aconselhamos que haja um cuidador para o paciente”, complementa a coordenadora Aline Moura.

Visita domiciliar

Além de receber o transporte na porta de casa, os pacientes e familiares incluídos no Programa de Hemodiálise recebem a visita dos profissionais da SMS uma vez por semana. Os encontros têm o objetivo de fazer um monitoramento dos pacientes, observando as necessidades de cada um e prestando orientações sobre garantias e direitos que cabem aos pacientes.  

Motoristas capacitados 

Visando a humanização e a qualidade no atendimento ao público, os motoristas da hemodiálise são orientados e capacitados com frequência para proporcionar um melhor atendimento e interação com os usuários. A última capacitação foi realizada em novembro de 2021 e contou com a presença de 58 motoristas. 

“São profissionais necessários ao processo de deslocamento dos pacientes que realizam o tratamento de hemodiálise, por isso vimos a necessidade de promover conhecimento para o setor por meio das capacitações. Durante o curso, fizemos uma socialização de informações para a melhoria no atendimento e interação entre motoristas e pacientes, além de instigá-los ao interesse da importância de capacitação contínua e aprimoramento da ética profissional”, informa Aline Moura.

Motorista da Hemodiálise há pouco mais de 2 anos, Ederaldo Alves diz que para prestar um serviço com qualidade aos pacientes é necessário tratá-los como se fosse alguém da própria família. “É muito importante fazer um acolhimento e dar a atenção que esses pacientes necessitam, pois eles já vivem dias difíceis por causa da doença. Então, temos que tratá-los como se fosse alguém da nossa família, isso faz toda a diferença. E durante as capacitações nós recebemos as orientações para saber lidar com os pacientes e realizar um atendimento humanizado”, comenta.

Ederaldo Alves, motorista do transporte da hemodiálise. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS
Ederaldo Alves, motorista do transporte da hemodiálise. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS

Como solicitar o serviço

Para solicitar o serviço, a família ou responsável do paciente deve ir ao setor de Protocolo, localizado na sede da SMS, no Centro, portando o RG, CPF e comprovante de residência para dar entrada em um processo. O setor encaminha, em até 24 horas, a solicitação para o Programa de Hemodiálise, que acomoda o paciente em alguma rota em até 48 horas. 

O que é a Hemodiálise

Hemodiálise é o procedimento por meio do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.