Saúde premia unidades, equipes e programas que mais se destacaram nos meses de abril e maio
Iniciativa reconhece equipamentos, equipes de Atenção Primária, Corujões, Unidades de Referência e programas como SAD, eMulti, Saúde Bucal e Consultório na Rua

A manhã desta sexta-feira (4) foi marcada pela terceira edição da premiação “Unidade Campeã”, iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió que reconhece unidades de saúde, equipes de Atenção Primária, Corujões da Saúde, equipes Multidisciplinares da Atenção Primária (eMulti), Consultório na Rua, Saúde Bucal e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que mais se destacaram. O objetivo da ação é premiar profissionais pelo empenho e dedicação na assistência da população usuária do SUS.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca que a premiação das Unidades e equipes é uma importante forma de incentivo para que todos avancem cada vez mais. “Muito mais que números, nossa responsabilidade é com vidas e com melhoria contínua no atendimento dessas pessoas e vocês estão fazendo isso acontecer”, diz.
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária, ressalta que esta iniciativa valoriza a nossa rede de apoio e nossos profissionais. “É um momento de trocarmos experiências, aprender junto e reconhecer o trabalho de cada um. Vocês são gigantes, são gestores e fazem com que o trabalho aconteça. Todos temos um lugar de destaque e precisamos sempre nos motivar”, afirma.
A primeira categoria premiou a equipe do programa Consultório na Rua da US Durval Cortez (equipe 2) com base em critérios como número de atendimentos individuais, número de atividades coletivas, reunião intersetorial, discussão de caso/projeto terapêutico singular, educação permanente e procedimentos individualizados (testes rápidos).

Também foram premiadas as Unidades de Referência com base em critérios como percentual de alcance da capacidade instalada pela promoção físico orçamentária, percentual de confirmação em procedimentos no SGR e percentual de aumento da produtividade 2024/2025. As escolhidas foram Caps Sadi Feitosa de Carvalho e Pam Salgadinho.
A coordenadora-técnica de Atenção Psicossocial da SMS, Roseane Farias, destaca que está feliz em participar e prestigiar a luta diária de quem está junto ao Caps. “Nosso cuidado é compartilhado com as equipes de Atenção Básica e Especializada e esse reconhecimento nos mostra o esforço e o cuidado em assistir o usuário que precisa de acolhimento e acompanhamento psicossocial", conta.
Os Corujões da Saúde também foram premiados pelos critérios de quantidade de atendimentos, ambiência e organização da unidade, acompanhamento pré-natal, testagem rápida e citologias realizadas. Em abril, foram premiadas a USF Jardim São Francisco (pequeno porte), a URS Antônio de Pádua (médio porte) e a USF José de Araújo (grande porte). Já no mês de maio, foram premiadas a UDA FAT (pequeno porte), UBS João Macário (médio porte) e URS Roland Simon (grande porte).
A premiação também contemplou as equipes de Atenção Primária (APS), usando critérios como quantidade de atendimentos, acompanhamento pré-natal, testagem rápida, citologias realizadas e cadastros atualizados. Foram premiadas para o mês de abril a equipe 16611 da USF Ouro Preto, equipe 166707 do PSF Robson Cavalcante, equipe 166715 da USF Robson Cavalcante e equipe 1661189 do PSF Selma Bandeira.
Foram premiadas para o mês de maio, a equipe 16611 da USF Ouro Preto, equipe 166162 do PSF Selma Bandeira, equipe 166669 do PSF Drº Dídimo Otto, equipe 166383 do PSF Francisco de Paula e equipe 166553 do PSF David Nasser.
As Unidades de Saúde foram premiadas com base em critérios como quantidade de atendimentos, ambiência e organização da unidade, doses de vacinas aplicadas, notificação. No mês de abril, foram premiadas as Unidades de porte 1 URS Maria da Conceição Paranhos, URS Pitanguinha, USF Felício Napoleão, UDA Divaldo Suruagy e USF José Guedes de Farias.
As Unidades de porte 2, receberam a premiação a URS Hamilton Falcão, UBS Osvaldo Brandão, UBS João Macário, UBS Tereza Barbosa e USF José de Araújo.
No mês de maio, foram premiadas as unidades de porte 1, URS Maria da Conceição Paranhos, UDA Divaldo Suruagy, USF Felício Napoleão, USF Geraldo Melo e URS Pitanguinha. Já as unidades de porte 2 foram premiadas a URS Hamilton Falcão, UBS João Macário, UBS Osvaldo Brandão Vilela, UBS Tereza Barbosa e USF José Araújo.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também entraram na premiação e foram avaliados com base em critérios de matriciamento do Caps junto às equipes de Atenção Primária. Nos meses de abril e maio quem levou a premiação foi o Caps Noraci Pedrosa.
Reconhecimento de programas
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também foi avaliado com base nos critérios de produção, qualidade de atendimentos e resolutividade, por melhora clínica, desospitalização e desupalização. A equipe premiada foi a Emad 8.
A Saúde Bucal teve sua avaliação baseada em critérios como atendimentos clínicos, tratamentos concluídos, acompanhamento pré-natal, atendimento à criança e participação nos eventos de educação permanente. No mês de abril foram premiadas a USF Denisson Menezes, equipe de Saúde Bucal da Atenção Primária (Corujão): US Hamilton Falcão e USF Novo Mundo. No mês de maio foram premiadas a USF Pitanguinha, UBS José Tenório e USF Sítio São Jorge.
Por fim, foi premiada a equipe e-Multi 5 do 3º Distrito Sanitário com base em critérios como número de atividades coletivas, número de atendimentos e número de educação permanente em saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.