Saúde participa de pesquisa nacional sobre o impacto da vacinação contra o HPV

Unidades de Saúde de Maceió estão realizando coletas em usuários para subsidiar o estudo

Marília Ferreira / Ascom SMS 19/07/2022 às 14:04
Saúde participa de pesquisa nacional sobre o impacto da vacinação contra o HPV
Pesquisa é coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando da pesquisa “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo Papilomavírus Humano – HPV: POP-Brasil 2”. A primeira etapa do estudo aconteceu entre 2015-2017 e a segunda entre 2021-2023. A pesquisa, atualmente em sua segunda etapa, está sendo construída por meio da coleta de amostras em usuários de cinco Unidades de Saúde de Maceió.

O estudo tem o objetivo de avaliar o impacto da vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) no Brasil e está sendo coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A técnica do programa de combate IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho destacou que a pesquisa proporciona o conhecimento sobre a prevalência do HPV, o impacto da vacina e impulsiona a tomada de políticas públicas no país.

“Essa pesquisa é um importante instrumento de Vigilância em Saúde para o Brasil. Os resultados produzidos auxiliarão o país na tomada de decisão e formulação de políticas públicas no enfrentamento do HPV, um vírus que atinge 11,7% da população global. É uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo e a maioria das pessoas sexualmente ativas entrou ou entrará em contato com ele em algum  momento da vida.  Por isso, a vacinação contra o HPV é extremamente importante porque confere imunidade para os subtipos 6, 11, 16 e 18,  que apresentam risco para o câncer”, afirma.

Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais. Foto: Victor Vercant/SMS
Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais. Foto: Victor Vercant/SMS

Participam da pesquisa a Unidade de Saúde da Família (USF) São José (Canaã), USF João Sampaio, USF Denisson Menezes (Cidade Universitária), USF Village Campestre II e Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo UFAL.

Dados das coletas

De acordo com o Boletim Informativo (junho de 2022) do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, Maceió já entrevistou e examinou 312 pessoas. A meta de coleta é de 319. No Brasil, a meta é de 14.350 pessoas, até o momento o país alcançou 3.709 coletas. Na capital alagoana, segundo a Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, as coletas continuarão independente de ter atingido a meta se houver interesse dos profissionais das unidades em prosseguir colaborando com a pesquisa.

Número de coletas realizadas nas unidades

USF Village II / UDA-UFAL: 171

USF São José (Canaã): 25

USF João Sampaio: 75

USF Denisson Menezes: 41

Sobre a pesquisa

Os principais objetivos da pesquisa são avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil entre indivíduos (homens e mulheres) de 16 a 25 anos, identificando os fatores comportamentais associados à infecção pelo HPV e seus tipos virais e os fatores que levam a ausência de vacinação ou a não completude do esquema vacinal.

O estudo busca, ainda, avaliar a prevalência de outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV e sífilis, e identificar a existência de proteção associada às diferentes doses e esquemas vacinais contra o HPV.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.