Saúde participa de pesquisa nacional sobre infecções causadas pelo HPV

Redação 07/07/2021 às 08:00
Saúde participa de pesquisa nacional sobre infecções causadas pelo HPV

Estudo é iniciativa do Hospital Moinhos de Vento e do Ministério da Saúde e ocorre em todas as capitais do Brasil

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu na tarde desta quarta-feira (7) com representantes do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre) para alinhar os últimos detalhes para o início da pesquisa “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo Papilomavírus Humano – HPV: POP-Brasil 2”, que será realizado em cinco Unidades Básicas de Maceió.

Reunião buscou alinhar o início da pesquisa em Maceió. Foto: Ascom/SMS

O estudo, que tem início já nesta quinta-feira (8) com o treinamento das equipes responsáveis por coletar os dados é uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento e do Ministério da Saúde e tem o objetivo de avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no Brasil. A pesquisa é financiada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Gessyca Melo, gerente de IST/Aids e Hepatites Virais do município, fala sobre a relevância da pesquisa. “Já fizemos parte da primeira parte da pesquisa em 2017 e agora vamos participar agora dessa segunda etapa que vai durar até 2023, e é importante para que saibamos os índices de HPV, principais causas e o que está associado ao HPV em nosso município para que enquanto saúde possamos atuar nesse enfrentamento desse tipo de infecção”, destaca.

Foto: Ascom/SMS

Após a reunião com os representantes da pesquisa serão feitos treinamentos teóricos com os profissionais das Unidades de Saúde que participarão do estudo, além de visitas in loco em cada um desses locais para avaliar a estrutura e ver a melhor forma de abordagem dos participantes da pesquisa.

Participam da pesquisa a Unidade de Saúde da Família São José (Canaã), Unidade de Saúde João Sampaio, Unidade Saúde da Família Denisson Menezes (Cidade Universitária), Unidade Saúde da Família Village II, Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo UFAL e Unidade Saúde da Família Village I.

Foto: Ascom/SMS

O encontro desta quarta-feira contou com a presença de Giovana Petracco, enfermeira do Hospital Moinhos de Vento e Tassia Camargo, pesquisadora do Controle de Qualidade do Estudo que tem a coordenação científica da pesquisadora Eliana Wendland. A Secretaria de Saúde de Maceió esteve representada pelas técnicas do programa de IST/Aids e Hepatites Virais responsáveis pela coordenação municipal da pesquisa, Tereza Carvalho e Mariana Tavares; Géssyca Melo, coordenadora do Programa de IST, Jorgina Sales, coordenadora do Programa Consultório na Rua e Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Básica.

Metodologia – Participam do estudo homens e mulheres de 16 a 25 anos, que frequentem as unidades participantes e queiram fazer parte do estudo. A pesquisa também pode contar com usuários indicados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e pelo Programa Consultório na Rua, que também queiram participar.

Junto aos participantes será feita coleta de dados com aplicação de questionários e coleta de secreção anal, peniana, vaginal e sangue, além de testes rápidos em Unidades de Saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Sobre a pesquisa

Os principais objetivos da pesquisa são avaliar a prevalência de HPV genital e seus tipos em indivíduos de 16 a 25 anos, identificando os fatores comportamentais associados e os fatores que levam a ausência de vacinação ou a não completude do esquema vacinal.

O estudo busca, ainda, avaliar a prevalência de outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, clamídia e gonorreia e identificar a existência de proteção cruzada da vacina quadrivalente contra outros tipos de HPV.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.