Saúde participa de audiência pública sobre PAM Salgadinho
Durante sessão na Câmara Municipal, representantes da Secretaria apresentaram informações sobre a estrutura e a oferta de serviços na unidade
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na manhã desta sexta-feira (18), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió sobre demandas relacionadas aos serviços prestados no PAM Salgadinho. A audiência ocorreu em formato híbrido, cumprindo as recomendações sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19.
No início da sessão, a diretora de Planejamento e Gestão em Saúde de Maceió, Sônia Moura, apresentou o mapa estratégico da Saúde, contido no Plano Municipal de Saúde. “Nosso objetivo é garantir atenção integral aos usuários do SUS, promovendo acesso humanizado e condições dignas de atendimento. O SUS apresenta diversos entraves e desafios, como todos sabemos, já duram décadas, e que passam também por questões de financiamento. Mas, apesar de tudo isso, estamos empenhados em trazer as melhorias que precisamos em nossa capital e esse espaço de discussão aqui é fundamental para isso”, afirmou.
A coordenadora geral de Atenção Especializada de Maceió, Sandra Torres, também participou da audiência e destacou os avanços implementados no PAM Salgadinho. “Entre os avanços que podemos destacar, está o aumento no número de consultas ofertadas, que em 2020 era de 5.235 e em 2021 subiu para 7.169. Já em relação ao número de procedimentos, temos 33.157 em 2020 e 39.292 em 2021. Esses resultados foram obtidos graças ao empenho dos que fazem a saúde pública”, destacou.
A coordenadora ressaltou a realização do projeto Jornada Colaborativa, que junto aos servidores da unidade, ajudou a traçar metas e trouxe resultados positivos para o serviço. “Após a realização desse trabalho, temos a implantação de 19 estratégias que ajudaram a melhorar o serviço. Entre elas, destaco a criação do Centro de Feridas Crônicas e Agudas, a habilitação do Centro Especializado em Odontologia, habilitação de uma Unidade Especializada em Oftalmologia, criação de Serviço de Suporte Nutricional, reativação do setor de pequenos procedimentos e reestruturação dos serviços de Práticas Integrativas e Complementares”, completa Sandra Torres.
Segundo o vereador Leonardo Dias, o encontro foi proposto para discutir a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. "Visitamos e fiscalizamos diversos serviços de saúde de Maceió e o PAM é tema desta audiência por ser o complexo de saúde mais importantes da capital", destaca.
A sessão concedeu a palavra a usuários e servidores dos serviços de saúde para apresentação de demandas, de forma a contribuir com o encaminhamento de soluções.
A secretária-adjunta de gestão em Saúde de Maceió, Roberta Borges, que representou a secretária de Saúde Célia Fernandes, acompanhou as demandas apresentadas e se comprometeu a dar andamento a cada uma delas. Ela informou que o PAM Salgadinho tem apresentado uma crescente melhora na qualidade dos serviços oferecidos.
“Estamos crescendo muito em relação a diversos indicadores de saúde. Só nesse primeiro ano da gestão JHC, já conseguimos reformar 17 Unidades de Saúde e reativamos diversos serviços no PAM que se encontravam parados há mais de 10 anos. Estamos avançando muito, com um olhar mais humanizado enquanto gestão pública. Essa é nossa missão e compromisso. É muito importante um momento como este, onde todas as esferas como gestão, Casa Legislativa, população e servidores discutem saúde pública”, ressalta a secretária-adjunta de gestão em Saúde de Maceió", disse a secretária-adjunta.
A audiência também contou com a presença da diretora administrativa do PAM Salgadinho, Marluce Moura; presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), Tarsys Gama, o representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Reneé Godim; a vereadora Silvania Barbosa e um representante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.