Saúde Mental discute Planejamento Estratégico 2022 com gerentes dos Caps de Maceió

Reunião teve o intuito de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e abordar ações e demandas existentes nos Caps

Marília Ferreira/Ascom SMS 10/03/2022 às 18:30
Saúde Mental discute Planejamento Estratégico 2022 com gerentes dos Caps de Maceió
Profissionais apresentaram ações realizadas pelos Caps. Foto: Ascom SMS

Buscando fortalecer e consolidar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde desta quinta-feira (10), uma reunião de alinhamento com os gerentes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió para realizar a construção do Planejamento Estratégico 2022.

Durante o encontro, os gerentes dos Caps apresentaram aos profissionais da GAP as ações desenvolvidas pelas unidades e as demandas imediatas e espontâneas existentes em cada um desses locais. Em seguida, discutiram a construção do Planejamento Estratégico 2022 em consonância com o Plano Municipal de Saúde.

“Estamos construindo, de forma democrática, o Planejamento Estratégico 2022 da saúde mental que perpassa no Município. Quando realizamos essa troca de conhecimento e ideias entre os gerentes, essa construção passa a ser mais democrática e participativa. É fundamental haver um diálogo com os profissionais que atuam nos Caps para entender as demandas de cada unidade e levar ações que beneficiem os usuários”, informou a gerente de Atenção Psicossocial da SMS, Joselita Monteiro.

Gerente de Atenção Psicossocial da SMS, Joselita Monteiro. Foto: Ascom SMS
Gerente de Atenção Psicossocial da SMS, Joselita Monteiro. Foto: Ascom SMS

Joselita ainda ressalta o papel dos Caps e a importância dessas unidades na vida dos usuários. "A existência dos Caps é imprescindível, pois são unidades que acolhem pessoas com transtornos mentais mais graves. Então, é importante estarmos aqui para discutir, em conjunto, o acesso aos serviços da saúde mental com qualidade, a partir do cuidado em liberdade para os nossos usuários", complementa a gerente.

A próxima reunião para dar andamento à construção do Planejamento Estratégico 2022 está prevista para acontecer na segunda quinzena de março, com a participação dos gerentes das Residências Terapêuticas do Município.

Sobre os Caps

A Prefeitura de Maceió oferta serviços de assistência em saúde mental em unidades de saúde com acesso livre para toda a população. As Unidades de Referência ofertam atendimento em psiquiatria e psicologia. Em casos de sofrimento mental severo e persistente, as pessoas devem procurar os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Atualmente, o município conta com cinco Caps: Caps Rostan Silvestre (Jatiuca), Caps Sadi de Carvalho (Chã de Bebedouro), Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Caps AD Everaldo Moreira - Álcool e outras Drogas (Farol) e o CAPSi Luiz da Rocha Cerqueira - Infantojuvenil (Serraria).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.