Saúde leva ações educativas sobre sustentabilidade à Feira Agroecológica da Ufal

Ação integra campanha 'Nossa Saúde, Nosso Planeta', alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Cássia Oliveira/Ascom SMS 28/04/2022 às 15:13
Saúde leva ações educativas sobre sustentabilidade à Feira Agroecológica da Ufal
Ações educativas foram levadas à Feira Agroecológica. Foto: divulgação GPES

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (27), mais uma ação da campanha 'Nosso Planeta, Nossa Saúde', colocada em prática durante todo este mês em alusão ao Dia Mundial da Saúde.

Nesta atividade, a equipe técnica da GPES levou as ações educativas à Feira Agroecológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ampliando, junto ao público acadêmico e à população, o conceito da campanha, que é focado nos 7 Rs da sustentabilidade alimentar.

“Procuramos durante todo este mês disseminar o conceito da campanha, que aponta para a necessidade da adoção de atitudes sustentáveis, que estimulem um consumo responsável dos recursos naturais, resultando na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, destaca a gerente da GPES, Adriana Paffer.

Gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer, distribuiu mudas de plantas. Foto: divulgação GPES
Gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer, distribuiu mudas de plantas. Foto: divulgação GPES

No local, a atividade foi desenvolvida pelos técnicos da Gerência, com o apoio de estagiárias do curso de Nutrição da Ufal e alunos que integram a Residência Multiprofissional da Uncisal, por meio da construção de um mural vivo, sinalizando atitudes sustentáveis, e da apresentação de informações sobre o reaproveitamento integral dos alimentos.

Adotando uma forma mais didática na apresentação, as estagiárias do curso de Nutrição abordaram o reaproveitamento integral dos alimentos com um folder de receitas e degustação dessas preparações. Já os técnicos da GPES direcionaram o foco do trabalho na atividade no reforço à importância dos 7 Rs da sustentabilidade – Reduza / Repare / Reutilize / Repense / Recupere / Recuse/ Recicle – junto ao participantes da Feira, destacando o quanto essa abordagem contribui para um ambiente mais saudável e seguro.

Campanha conscientiza sobre preservação do planeta. Foto: Divulgação GPES
Campanha conscientiza sobre preservação do planeta. Foto: Divulgação GPES

Nosso Planeta, Nossa Saúde

Coordenada pela GPES e pelo Grupo Condutor de Promoção da Saúde da SMS, a campanha 'Nosso Planeta, Nossa Saúde', foi realizada durante todo este mês de abril e teve como objetivo principal refletir sobre ações de preservação do planeta e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A campanha contou com inúmeras atividades educativas e com a oferta de serviços voltados à população e aos servidores do Município.

De acordo com a gerente Adriana Paffer, todas as ações promovidas pela campanha foram pensadas com o intuito de mostrar aos envolvidos a importância que há em olhar, de forma mais cuidadosa, para o planeta e para os hábitos de vida saudáveis.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.