Saúde inicia treinamentos para a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Ação representa o primeiro passo do treinamento da equipe que vai atuar no levantamento censitário

Amanda Ferreira (estagiária)/Ascom SMS 30/03/2022 às 15:53
Saúde inicia treinamentos para a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Capacitação da equipe que vai participar da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Foto: Ascom SMS

O município de Maceió está entre as cidades que vão participar da 3ª edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Em ação realizada na terça-feira (29), a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu o primeiro passo na execução da pesquisa, com o treinamento dos arroladores – agente de endemias ou comunitário de saúde – que farão parte da pesquisa como identificadores em domicílio por família.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ducy Farias, o treinamento é fundamental para todo o progresso da pesquisa.

“Estamos hoje realizando o treinamento dos arroladores, e com o conhecimento desse material, iremos ter um tempo pra ir a campo para reconhecer as áreas da pesquisa e também vamos aprender a manusear o tablet do IBGE, para identificarmos as áreas sorteadas”, destaca.

A gerente de Saúde Bucal, Ducy Faria, falou sobre o treinamento e o progresso da pesquisa. Foto: Ascom SMS
A gerente de Saúde Bucal, Ducy Faria, falou sobre o treinamento e o progresso da pesquisa. Foto: Ascom SMS

O agente comunitário de Saúde, José Jorge, destaca a importância do treinamento para entender o papel que cumprirá na pesquisa. 

“A princípio, tivemos uma noção superficial do que seria a pesquisa e após o treinamento de hoje, conseguimos entender e ter noção do que será. Essa primeira fase de treinamentos foi muito importante para mim porque eu consegui tirar as dúvidas que eu tinha como agente comunitário de saúde e arrolador da pesquisa”, explica.

O agente comunitário de saúde, José Jorge, destaca a importância do treinamento. Foto: Ascom SMS
O agente comunitário de saúde, José Jorge, destaca a importância do treinamento. Foto: Ascom SMS

Ufal como apoiadora regional

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também vai participar do estudo, como apoiadora regional, com a oferta de treinamentos presenciais para os profissionais que vão atuar na pesquisa e estudantes residentes que auxiliarão como anotadores, caso haja falta ou desistência de profissionais.

De acordo com a professora da disciplina “Saúde Coletiva” da Faculdade de Odontologia da Ufal, Izabel Maia Novaes, oradora do primeiro treinamento do cronograma presencial da SB Brasil, esse primeiro momento foi importante para a pesquisa que vai acontecer na capital alagoana e pretende identificar os principais problemas que afetam a saúde bucal dos maceioenses. 

“Hoje realizamos o primeiro passo para o levantamento da SB Brasil que vai acontecer no município de Maceió. Essa fase é essencial porque os arroladores vão realizar um papel de extrema importância, que é visitar as residências, percorrer as quadras e identificar as casas e estabelecimentos que vão entrar para o sorteio da pesquisa. Essas informações irão contribuir para os anotadores e examinadores na próxima fase da pesquisa”, destaca.

Professor aposentado da Ufal, Hildeberto Cordeiro Lins, que fez parte da SB Brasil em 2010, participou do evento como ouvinte e apoiador da pesquisa.  

“Essa pesquisa está muito ligada ao trabalho de toda a minha vida, então eu quero ver como está esse processo na atualidade. Esse processo é fundamental para que os gestores tenham uma visão de como está a condição de saúde bucal da população brasileira. Nessa pesquisa nós veremos as condições de saúde bucal para que os nossos governantes tenham uma noção de como melhorar a saúde pública do povo brasileiro. Outros países como a Suécia já tiveram pesquisas parecidas e hoje são referência em saúde pública, por isso acho essa pesquisa de extrema importância para todo o País”, afirma.

Professor aposentado da Ufal, Hildeberto Cordeiro Lins, é apoiador da pesquisa. Foto: Ascom SMS  
Professor aposentado da Ufal, Hildeberto Cordeiro Lins, é apoiador da pesquisa. Foto: Ascom SMS  

SB Brasil em Maceió

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió escalou 14 equipes com três profissionais cada para a realização do projeto, sendo um arrolador, um anotador e um examinador. Durante a ação, serão solicitadas dos participantes, em domicílio por família, respostas a um questionário, além de avaliação bucal pelo examinador bucal.

A partir dessa avaliação odontológica clínica, que será realizada com uma amostra de 1.400  maceioenses, o Ministério da Saúde, com contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fará um estudo com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde dos brasileiros.

É importante salientar que a pesquisa será feita em todos os municípios brasileiros, com setores sorteados pelo IBGE. Maceió tem 44 setores participantes da amostra.

As atribuições dos arroladores na pesquisa consiste em agentes de endemias, comunitários de saúde, ou outro profissional da Atenção Primária à Saúde (APS), que conheça o território para identificação dos domicílios/família que farão parte da pesquisa.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.