Saúde inicia Oficina de Cuidado em Pré-natal para enfermeiros do Município

Capacitação tem a finalidade de qualificar e atualizar os profissionais no cuidado da saúde da mulher e do bebê durante o pré-natal

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/03/2022 às 15:55
Saúde inicia Oficina de Cuidado em Pré-natal para enfermeiros do Município
Curso será realizado às segundas-feiras deste mês e conta com quatro turmas de profissionais. Foto: Ascom SMS

Os profissionais de enfermagem que atuam no Município participaram, nesta segunda-feira (7), da Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal na Atenção Primária. Ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capacitação foi realizada no auditório da secretaria e integra as ações da Saúde alusivas à campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero. 

O curso tem o objetivo de qualificar e atualizar os profissionais sobre a aplicação de estratégias efetivas e inovadoras no cuidado da saúde da mulher e do bebê durante o pré-natal. São 120 vagas, distribuídas em quatro turmas de 30 pessoas cada. 

“O Pré-Natal da rede municipal é multidisciplinar, por isso é necessário aprimorar e levar conhecimentos para os nossos profissionais. Essa primeira turma foi composta por enfermeiras da Atenção Primária, profissionais guerreiras e que estão na linha de frente da saúde. Então, é muito importante levar qualificação profissional para que o serviço realizado por elas seja cada vez melhor e eficaz na saúde das gestantes usuárias do SUS”, destacou a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Silvia Melo.

Coordenadora do programa Saúde da Mulher, Silvia Melo. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do programa Saúde da Mulher, Silvia Melo. Foto: Ascom SMS

Adriana de França é enfermeira há dois anos na Unidade de Saúde Dr. João Macário, situada no Santos Dumont. Para ela, buscar aprimoramento é essencial para oferecer um serviço com qualidade aos pacientes.

“Nós que fazemos parte da saúde, estamos sempre em plena atualização profissional. No entanto, com a rotina do dia a dia nas unidades de saúde, às vezes deixamos de nos informar e pegar novas atualizações que surgem no Ministério da Saúde. Por isso, sempre estou procurando participar dessas capacitações, principalmente cursos em pré-natal, pois é a área em que nasce todo um cuidado e acompanhamento com a mulher e o bebê”, comentou a enfermeira.

Enfermeira da Unidade de Saúde Dr. João Macário, Adriana de França. Foto: Ascom SMS
Enfermeira da Unidade de Saúde Dr. João Macário, Adriana de França. Foto: Ascom SMS

Os enfermeiros do Município podem se inscrever no treinamento até o dia 27 deste mês. Para realizar o cadastro, o profissional deverá acessar o link https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login e preencher a ficha de inscrição disponível na plataforma. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas no e-mail gasm.redecegonha@gmail.com. 

Cronograma das próximas oficinas 

Turma 2- 14 de março

Turma 3- 21 de março

Turma 4- 28 de março

A mesa foi composta pelas coordenadoras do programa Saúde da Mulher, Silvia Melo e Edja de Sá. Fizeram parte da abertura, a diretora de Atenção à Saúde, Alayde Ricardo, e a coordenadora de Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo, além da coordenadora dos Distritos Sanitários, Juliana Melo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.