Saúde inicia curso inédito para formadores de cuidadores da pessoa idosa

Qualificação começou nesta quarta-feira (9) e terá duração de três meses

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 09/02/2022 às 17:40
Saúde inicia curso inédito para formadores de cuidadores da pessoa idosa
Curso de cuidadores tem duração de três meses. Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (9), o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Gratuita e inédita no país, a qualificação é destinada a trabalhadores de saúde, lideranças comunitárias e pessoas interessadas que atuem com a população idosa. O curso terá duração de três meses e resultará na elaboração de projetos de intervenção no território onde cada participante atua.

A iniciativa tem como principal objetivo qualificar os participantes para que possam ofertar ferramentas e estratégias de cuidado aos cuidadores familiares, que enfrentam diariamente os desafios do cuidado com pessoas acima dos 60 anos. Serão 12 encontros, que acontecerão em formato híbrido – tanto presencial, como em salas virtuais.

“O curso tem uma metodologia ativa, em que a construção do conhecimento é coletiva. Aproveita as experiências prévias dos alunos e dos professores, com o intuito de contribuir da melhor maneira, para um cuidado mais qualificado da pessoa idosa”, ressaltou o tutor do curso e técnico do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Marcos Vinícius.

Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS
Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS

A qualificação é resultado da articulação do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que cedeu seus profissionais para realizar a capacitação. Dentre os assuntos que serão abordados durante a qualificação estarão ética no cuidado, direitos da pessoa idosa,  prevenção à violência nas relações de cuidado e promoção de grupos de apoio.

Creuza Ramos atua como agente comunitário de saúde na Unidade de Saúde do Reginaldo, Poço. Ela ressalta a importância do curso para o seu trabalho com a comunidade.

“Estou muito feliz em ter sido selecionada para essa troca de conhecimentos, pois diariamente trabalhamos com a pessoa idosa e, por isso, o aprendizado de hoje vai agregar demais tanto em minha atuação, como na de meus colegas, para quem irei repassar tudo o que estou aprendendo aqui”, disse.

Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS
Qualificação resultará em projetos voltados à população idosa. Foto: Ascom SMS

A ação é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz. Os participantes selecionados para o curso terão aulas durante o período de 08 de fevereiro a 18 de maio de 2022, realizadas sempre às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.