Saúde inicia ações da campanha Dezembro Vermelho nesta quinta-feira (1º)

Campanha tem o objetivo de sensibilizar a população para o mês de luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Marília Ferreira/Ascom SMS 30/11/2022 às 12:42
Saúde inicia ações da campanha Dezembro Vermelho nesta quinta-feira (1º)
Dezembro Vermelho contará com ações preventivas durante todo o mês. Foto: Reprodução/Internet

Com o propósito de promover a sensibilização e conscientização da população no mês de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) inicia, nesta quinta-feira (1º), as ações da campanha Dezembro Vermelho. Coordenada pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, a campanha marca uma série de ações que serão intensificadas durante todo o mês, sendo alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Entre os diversos objetivos da campanha, o Dezembro Vermelho busca ressaltar a importância da desconstrução do preconceito sobre pessoas que vivem com HIV/Aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

“O Dia Mundial de Luta contra a Aids reforça a importância de olharmos para esta data de forma responsável, enfrentando as desigualdades, tratando os diferentes com igualdade, priorizando e ampliando acesso aos serviços de tratamento, testagem e prevenção. É importante ressaltar que é preciso superar o preconceito, a estigma e a discriminação vivenciados por pessoas com HIV e Aids, assegurando que as novas tecnologias possam ser acessadas por todas as pessoas e que possam ser atendidas de forma correta e respeitosa, independente de sua orientação sexual, gênero, classe e raça”, destaca a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

Nesta quinta (1º), as atividades serão iniciadas com uma mobilização no Calçadão do Comércio, a partir das 9h, onde serão ofertados 50 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, entrega de preservativos masculino e feminino, além de orientações ao público e encaminhamentos para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município (Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Universitário ou Hospital de Doenças Tropicais), em caso de resultados positivos. A ação acontece em parceria com o Sesc, Fórum ONG Aids e Conselho Municipal LGBTQIA +.

Já na sexta-feira (2) acontece uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde será apresentada a importância de investir na prevenção do HIV. Também neste mesmo dia ocorrerá uma ação educativa no CRAS Benedito Bentes. 

Os profissionais da Rede SUS Maceió também serão capacitados no mês de luta contra a Aids. Na próxima segunda-feira (5), às 13h30, no auditório da SMS, os profissionais participarão de uma capacitação para atualização de prevenção combinada e receberão materiais didáticos para ações educativas nas unidades de saúde.

Na terça-feira (6), a equipe da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais realizará oficina sobre a importância dos testes rápidos e uma roda de conversa sobre prevenção com estudantes da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As atividades acontecem na Uncisal, às 19h, localizada no bairro do Trapiche da Barra. 

Durante todo o mês de dezembro, as equipes das Unidades Básicas de Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) seguirão intensificando as ações educativas da campanha junto à comunidade nos seus territórios de atuação.

Dados 

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), divulgados no último dia 22 de novembro, no ano de 2022 foram notificados 328 novos casos de HIV em Maceió, 146 de Aids em adultos e 1 caso de Aids em criança.

Dezembro Vermelho

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O movimento também visa conscientizar a população à respeito das ISTs, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.