Saúde incentiva autocuidado das mães de crianças com síndromes congênitas

Roda de conversa, alusiva ao Mês da Mulher, abordou temas sobre qualidade de vida, empoderamento e fortalecimento da autoestima feminina

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 27/03/2024 às 11:21
Saúde incentiva autocuidado das mães de crianças com síndromes congênitas
Profissionais da saúde abordaram temas importantes para estimular as mães que lutam com as necessidades especiais de seus filhos. Foto: Cortesia

 A Saúde de Maceió realizou, nessa terça-feira (26), uma roda de conversa para estimular o autocuidado entre mães de crianças acometidas pelas síndromes congênitas causadas por infecção de zika vírus e STORCH (sífilis, toxoplasmose , rubéola,  citomegalovirus e herpes). A atividade, realizada em alusão ao Mês da Mulher, abordou temas sobre saúde, empoderamento e fortalecimento da autoestima feminina.

Durante a ação, que aconteceu na Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal), usuárias tiveram a oportunidade de receber orientações de profissionais de diversas áreas da saúde, que abordaram assuntos sobre saúde da mulher, saúde mental e bucal. A atividade foi organizada pela Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD).

 “Essas mamães são mulheres que lidam com uma rotina extensa e exaustiva todos os dias e, por isso, muitas vezes, tendem a negligenciar o autocuidado. Estamos aqui para motivá-las a olhar para si mesmas e entender que elas precisam parar um pouco para se cuidar, pois só assim terão saúde, alegria e forças para encarar os desafios da vida”, disse a coordenadora-geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS, Pamela Mascarenhas.

A ginecologista Ana Lúcia Ferreira foi uma das palestrantes do dia. Para ela, a ação tem extrema relevância por se tratar de um público que está mais acostumado a cuidar do outro do que se cuidar.

“Estamos diante de mulheres que cuidam de seus filhos com o maior amor do mundo, mas muitas vezes adiam a realização de um exame simples como o citopatológico. Acreditamos que as orientações repassas, hoje, sobre saúde da mulher pode ser a motivação de que essas mães precisavam para sentir desejo de saber mais sobre como está a própria saúde”, enfatizou a médica.

Saúde mental também esteve entre os temas enfatizados no dia. Para conduzir a palestra, a Saúde contou com o psicólogo Djalma Lopes.

“Nosso objetivo foi trazer um resgate motivacional para alavancar esse autocuidado que deve ser refletido como necessidade urgente para o bem-estar de todas a mães de crianças com algum tipo de deficiência. Para que isso ocorra, é necessária a descontrução da ideia patriarcal de que a mulher deve ocupar apenas o lugar de servir ao outro, ressignificando esse conceito para conduzir essa mãe ao lugar de ser humano, como todos os outros, que tem necessidades, desejos e que pode, sim, servir a si mesma e não só àqueles que a rodeiam”, destacou o profissional.

Na ação, as mães contaram também com orientações em saúde bucal realizadas pela Coordenação de Saúde Bucal. Como complemento da atividade, a SMS disponibilizou, nesta quarta-feira (27), exames citopatológicos para as mães que participaram da roda de conversa. A assistência se deu na Unidade de Saúde da Família Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes, das 8h às 12h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.