Saúde implanta serviço especializado em disfunção temporomandibular

Início da oferta da especialidade odontológica na rede municipal acontece na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de Março

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 20/03/2024 às 11:12
Saúde implanta serviço especializado em disfunção temporomandibular
Serviço funciona na Unidade Básica de Saúde Felício Napoleão, no Jacintinho. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A Saúde de Maceió implantou, nesta quarta-feira (20), mais uma especialidade odontológica para prestar assistência aos usuários do SUS que precisam de atendimentos de Saúde Bucal na cidade.

Tratamento em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM/DOF) é o nome do novo serviço que começou a ser disponibilizado aos maceioenses na Unidade Básica de Saúde Felício Napoleão, no Jacintinho. A implantação da especialidade no local marca a celebração do Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março.

Segunda doença músculo-esquelética que mais atinge os brasileiros, a DTM traz consigo uma variedade de sintomas que podem impactar negativamente na qualidade de vida e no bem-estar de quem a desenvolve. Dor facial ou na mandíbula, estalos ao abrir e fechar a boca, dor ou zumbido no ouvido e dor ao mastigar ou bocejar são alguns dos sintomas decorrentes da enfermidade.

Para a gerente de Saúde Bucal do município, Ducy Farias, a implantação do tratamento é uma importante conquista para o município, já que irá colaborar, de forma decisiva, para o resgate da saúde bucal de muitos maceioenses.

“Não é só mais uma especialidade que estamos implantando, mas sim uma esperança para todos aqueles que sofrem de dor crônica por conta da DTM/DOF. São pessoas que têm sua qualidade de vida totalmente prejudicada por passar o dia inteiro sentindo dores e com dificuldades para conseguir fazer coisas básicas como abrir a boca ou mastigar. O atendimento em disfunção temporomandibular vem para transformar esse cenário”, enfatizou a gerente.

A odontóloga e especialista em DTM/DOF do município, Karla Amaral, afirma que são múltiplos os fatores que podem vir a desencadear a disfunção.

“É visível o número crescente de pessoas que tem sido acometidas pela DTM e as causas podem ser inúmeras, tendo como principal fator atualmente as questões emocionais, pois tendemos a jogar no corpo toda a tensão daquilo que não conseguimos resolver em nossa mente e um dos lugares para onde vai essa tensão é a região da face. Além dessa, também existem outras causas como luxação maxilar, sequelas de traumatismo intracraniano ou de outros traumatismos específicos da cabeça”, explicou a dentista.

Karla Amaral, especialista em DTM/DOF no município. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Karla Amaral, especialista em DTM/DOF no município. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

O usuário Jorge Couto foi o primeiro paciente a receber atendimento em DTM/DOF nesta quarta-feira. Segundo ele, a DTM já estava presente em sua vida desde a adolescência, mas por falta de conhecimento sobre a doença, não procurou acompanhamento.

“Há muitos anos eu sinto uns estalos toda vez que abro a boca e também tenho histórico de bruxismo. Nunca me preocupei porque não sabia que se tratava de DTM, mas, há duas semanas, enquanto estava comendo, senti minha mandíbula sair do lugar e isso me causou muita dor. Foi quando procurei atendimento clínico que me direcionou pra cá”, detalhou o usuário.

Usuário diz estar aliviado em procurar por atendimento no SUS. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Usuário diz estar aliviado em procurar por atendimento no SUS. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

De acordo com a dentista Karla Amaral, o caso do usuário é muito recorrente e pode levar ao quadro crônico da disfunção temporomandibular.

“Quando o paciente não segue o tratamento adequado,  pode seguir para quadros mais complexos, com presença constante de dor crônica, degeneração articular e comprometimento de sistemas importantes como mastigação, deglutição e fonação. Tudo isso impacta absurdamente na qualidade de vida da pessoa com a doença”, explicou.

Acesso ao tratamento pela Rede Municipal de Saúde

Para ter acesso ao atendimento em DTM/DOF, o usuário precisa receber prévia avaliação realizada por qualquer dentista clínico lotado nas unidades de saúde da capital, que irá fazer exame clínico para diagnosticar se o caso se trata efetivamente de uma DTM/DOF. Confirmada a condição, o usuário receberá encaminhamento para agendar o tratamento.

Com o encaminhamento em mãos, o maceioense deve seguir até a UBS Felício Napoleão, às quintas-feiras, pela manhã, e realizar o agendamento. O atendimento acontecerá às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 13h.

Outras ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde Bucal

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Bucal, nesta quarta-feira, unidades de saúde de Maceió desenvolveram um cronograma de ações destinadas à promoção e prevenção da saúde da boca. Atividades educativas, busca ativa de câncer na boca e entrega de kits de higiene bucal são algumas das estratégias utilizadas para enfatizar a importância do cuidado com a saúde oral e as consequências positivas para o organismo como um todo .

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.