Saúde faz chamamento para programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em 2025

Profissionais da saúde de Maceió participarão de avaliações teóricas e práticas para qualificação dos testes diagnósticos

Wilson Smith/ Ascom SMS 04/04/2025 às 14:12
Saúde faz chamamento para programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em 2025
Evento é voltado para profissionais de saúde. Foto: Wilson Smith/ Ascom SMS

Entre os dias 5 de maio e 4 de junho de 2025 será realizada a rodada teórica do programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ). A iniciativa tem caráter educativo e não punitivo, visando qualificar o desempenho dos laboratórios e serviços de saúde na execução de testes diagnósticos. O chamamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“A partir deste ano, o município de Maceió estimulará seus profissionais a participarem  da AEQ. O objetivo é avaliar o desempenho dos serviços de saúde, bem como de profissionais executores de testes rápidos imunocromatográficos para HIV, sífilis e hepatites B e C, que compõem a rede SUS. Importante que as pessoas que executam os testes sejam avaliadas periodicamente e  assim garantirmos que as pessoas usuárias estão tendo um atendimento de qualidade e seguro”,  informa a técnica da coordenação de Prevenção e Controle das ISTs da SMS, Teresa Carvalho. 

Para participar, as unidades básicas de saúde devem cadastrar todas as pessoas que executam testes rápidos. Caso não participem da rodada, terão seus cadastros automaticamente inativados e não receberão os paineis até que atualizem as informações no Portal AEQ-TR (https://qualitr.paginas.ufsc.br/cadastro-de-instituicao/).

A AEQ é composta por rodadas teóricas e práticas, sendo desenvolvida em parceria entre o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DATHI/SVSA/MS) e o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LBMMS/UFSC).

Como funcionam as rodadas?

Rodadas teóricas: avaliação individual, realizada por meio de um questionário on-line com 10 questões sobre a execução correta dos testes diagnósticos e as diretrizes nacionais para diagnóstico de HIV, hepatites virais e sífilis;

Rodadas práticas: consistem na avaliação da execução correta dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C, utilizando quatro amostras secas do painel AEQ-TR.

Cada instituição participante é responsável pelo gerenciamento dos insumos, incluindo os kits de testes rápidos necessários para a avaliação, garantindo que não haja prejuízo na rotina laboratorial.

Certificação

Os participantes cadastrados recebem certificados nominais de forma on-line. Na rodada prática, é emitido um certificado específico para cada marcador avaliado (HIV, sífilis e hepatite C), desde que o profissional seja aprovado. Além disso, instituições cujos profissionais participem de todas as rodadas ao longo do ano receberão um certificado anual de participação.

A iniciativa reforça a importância da qualificação dos serviços de saúde e o compromisso com a melhoria da qualidade dos diagnósticos laboratoriais no País. Além disso, o município ter seus profissionais e serviços avaliados rotineiramente e certificados pela qualidade do serviço prestado, confere maior credibilidade e confiança  junto aos usuários.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.