Saúde faz balanço de entregas realizadas na gestão Rui Palmeira

Redação 12/12/2020 às 09:00
Saúde faz balanço de entregas realizadas na gestão Rui Palmeira

Construção de unidades de saúde, entrega de carros adaptados, além da reabertura e ampliação do Laboratório de Análises Clínicas (Laclim) estão entre as mais importantes entregas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió nos últimos quatro anos de gestão.

Único laboratório público do município, o Laclim teve sua reabertura em 2018, no Pam Salgadinho, com capacidade de atendimento inicial para 250 pacientes por dia e mais de sete mil exames por mês, dentro das mais diversas áreas, como imunohormônios, bioquímica, uroanálise, microbiologia e hematologia.

Visando aumentar o acesso da população a esses exames, o laboratório ampliou seu atendimento em junho de 2019, passando também a assistir os usuários da Unidade de Referência em Saúde João Paulo II, Pam Bebedouro, Pitanguinha, Hamilton Falcão, Roland Simon, Ib Gatto Falcão e Riacho Doce. A mudança trouxe um aumento do número de atendimentos para mais de 300 pessoas por dia.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, comentou os ganhos que as entregas dessas novas instalações proporcionaram aos usuários. “Quando assumimos a SMS, o Laclim estava fechado. É uma sensação de dever cumprido poder ampliar esse serviço, pois nosso objetivo sempre foi atender a população que mais precisa”, afirmou o gestor.

Maceioenses e usuários de outros municípios passaram a contar diariamente com os serviços oferecidos pelo laboratório. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Laclim na Covid-19

Com a pandemia de covid-19, além de realizar testes rápidos no Laclim do Pam Salgadinho e nas sete unidades de referência, o município passou a receber e analisar toda a demanda de testes colhidos nas quatro Unidades de Referência em Síndromes Gripais, criadas especificamente para atender usuários com suspeita de infecção pelo coronavírus.

Em agosto de 2020, o laboratório firmou uma parceria com o Estado de Alagoas e passou também a realizar o RT-PCR, para detecção do vírus, em pacientes que estão sujeitos a procedimentos cirúrgicos. Até setembro do mesmo ano, já tinham sido realizados, no Laclim , um total de 19.025 testes para detectar a Covid-19.

De maneira geral, os índices de atendimento do Laclim vêm se mantendo em aumento constante, demonstrando que cada vez mais maceioenses e usuários dos demais municípios têm conseguido acesso ao serviço.

No ano de 2018, período de abril a dezembro, foram atendidos 19.086 pacientes e realizados 205.233 exames no Laclim. Já no ano seguinte, de janeiro a dezembro, foram feitos 593.349 exames e atendidos 48.106 pacientes. Em 2020, o índice de atendimentos de janeiro a setembro ficou em 33.125 pacientes e 437.325 exames.

Entrega de carros adaptados

Nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) também realizou a entrega de cinco carros adaptados para atender pessoas com deficiência, que fazem tratamento nos Centros Especializados de Reabilitação(CER´s) – monitorados pelo município de Maceió.

O serviço, que já facilitou o atendimento de quase 300 pessoas, tem como objetivo proporcionar melhores condições de transporte àqueles que precisam se deslocar semanalmente aos CERs para tratamento, mas apresentam restrições relacionadas ao acesso e uso de forma autônoma dos meios de transporte convencionais.

De acordo com a gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência, Marilda Costa, os carros atuam de forma determinante em todo o processo de reabilitação dos pacientes. “O transporte tem se mostrado fundamental para a manutenção da assiduidade dos pacientes, fator que interfere diretamente na evolução do tratamento, pois quanto mais assíduo o paciente for, maiores serão as chances do caso evoluir de forma adequada”, destaca.

Entregas facilitam o acesso de pessoas com deficiência aos Centros de Reabilitação de Maceió. Foto: Neno Canuto/ Ascom Sms

Na ocasião da entrega, receberam os veículos a Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), o CER do PAM Salgadinho e o Centro Especializado Crescer. O trâmite se deu por meio de uma cessão feita pela SMS ao PAM Salgadinho e demais instituições.

Unidades construídas e reformadas

Para ter uma saúde pública de qualidade, é necessário também garantir a segurança e conforto dos usuários e servidores. Por isso, dentre as ações desenvolvidas nos últimos quatro anos estão as construções e reformas das unidades de saúde.

Neste período foram construídas dez novas unidades de saúde e duas estão em construção (uma será um Centro de Atenção Psicossocial, no Village, e a outra uma Unidade de Acolhimento, no Jacintinho), beneficiando a milhares de maceioenses que utilizam os serviços como vacinação, realização de consultas, marcação de procedimentos, dispensação de medicação, pré-natal, entre outras.

A Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo foi uma das entregas realizadas nos últimos quatro anos de gestão. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Com relação às reformas e manutenções, 47 foram finalizadas, sete estão em andamento e três com previsão de iniciar ainda este mês. Além disso, todas as unidades de saúde receberão reparos e manutenções das equipes de Serviços Gerais da SMS.

“Nós trabalhamos para prestar uma assistência de qualidade e humanizada aos nossos usuários, mas também destacamos a importância de ter profissionais qualificados, que se dedicam a ofertar um atendimento digno aos maceioenses. E os avanços nós conseguimos ver no relato do usuário que é bem atendido e que consegue fazer suas consultas e exames”, destaca o secretário de saúde de Maceió, José Thomaz Nonô.

Polyanna Monteiro/ Ascom Sms

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.