Saúde estimula hábitos saudáveis com ações na praça Vera Arruda

‘Aulão Viver Saudável’ proporcionou atividades físicas, incentivo à alimentação saudável e prevenção ao uso de tabaco

Marília Ferreira/Ascom SMS 01/09/2022 às 12:54
Saúde estimula hábitos saudáveis com ações na praça Vera Arruda
Evento incentivou práticas saudáveis aos maceioenses. Foto: GPES/SMS

Visando estimular hábitos saudáveis e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos cidadãos maceioenses, a Gerência de Promoção e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (GPES/SMS), o Núcleo de Atividade Física (NAF) e o Núcleo de Cessação do Tabagismo promoveram, nessa quarta-feira (31), o Aulão Viver Saudável na praça Vera Arruda, no bairro Jatiúca. 

O evento reuniu usuários que participam dos Núcleos de Atividades Físicas de diversas Unidades de Saúde da capital e comemorou o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), o Dia do Nutricionista (31 de agosto) e o Dia do profissional de Educação Física (1º de setembro), com a finalidade de promover práticas corporais, alimentação saudável e prevenção ao uso do tabaco.

“O aulão foi um sucesso porque tivemos a participação ativa dos usuários e dos profissionais da Saúde de Maceió. E a proposta da ação foi justamente essa, fortalecer o vínculo entre os participantes, realizar atividades físicas, incentivar uma alimentação saudável e reforçar a prevenção ao uso do tabaco, enfatizando seus malefícios à saúde humana e ao meio ambiente”, afirmou a gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer.

Entre as atividades realizadas no aulão estavam naf running, circuito funcional, caminhada na orla marítima, dança, relaxamento corporal e estação temática de nutrição trabalhando a promoção da alimentação adequada, que ofereceu lanche saudável aos participantes.

Para Laís de Sá Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal do Tabagismo, o momento proporcionou conscientização dos usuários sobre os malefícios que o consumo do tabaco pode trazer à sociedade.

“No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha existe para conscientizar a população sobre os riscos do tabaco à saúde, não só de quem faz uso dele, mas de toda a população de modo geral e também ao meio ambiente. O aulão também teve o intuito de socializar informações à população sobre o tema e mostrar aos usuários que estiveram presentes na ação o quanto a atividade física e a alimentação saudável contribuem e são aliados na luta do combate ao uso do tabaco, oferecendo mais qualidade de vida às pessoas. O momento foi de muita diversão e lazer, mas também de conscientização”, frisou.

Profissionais dos Núcleos de Atividades Físicas do município. Foto: GPES/SMS
Profissionais dos Núcleos de Atividades Físicas do município. Foto: GPES/SMS

“Foi um momento para sensibilizar sobre a importância das práticas de atividades físicas, alimentação saudável e do combate ao tabagismo, bem como mobilizar e integrar as ações da Saúde de Maceió aos usuários do SUS”, ressaltou o responsável técnico dos Núcleos de Atividades Físicas, Reinaldo Alves.

O Aulão Viver Saudável, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e da Associação dos Moradores do Stella Maris.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.