Saúde encerra campanha do Julho Amarelo na Orla de Maceió
Ação contou com orientações, acolhimento e realização de testes rápidos para pessoas que passavam pelo local
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, neste domingo (31), o último dia de ações alusivas ao Julho Amarelo na orla da capital. A Gerência de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais do Município disponibilizou 100 testes rápidos, distribuiu panfletos informativos, preservativos masculinos e femininos e realizou orientações sobre prevenção e tratamento dessas doenças.
As atividades se concentraram na rua Aberta, na orla de Maceió, em um stand montado para a ação. No local, foram feitos testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C com aconselhamento e encaminhamento de casos positivos para essas infecções.
“A busca ativa teve como público-alvo todos os maceioenses que passassem pelo local. Nossas equipes também fizeram orientações educativas e testagem para toda a população em diversos pontos estratégicos da cidade de Maceió, buscando intensificar a importância do diagnóstico precoce e tratamentos disponíveis para toda a população”, destacou a gerente do programa de ISTs/ Aids e Hepatites Virais de Maceió, Gessyca Melo.
Sobre a doença
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.